Microempreendedor individual e a noção de cidadania empresarial
DOI :
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i1.46319Mots-clés :
MEI, Cidadania empresarial, Discursos midiáticos, Subjetividade, Mérito.Résumé
Neste artigo, realizo uma análise de discursos midiáticos e institucionais sobre o microempreendedor individual (MEI) com o objetivo de pensar no conceito de cidadania empresarial, constantemente usado na promoção desta figura. Recorrendo a um referencial teórico proveniente sobretudo das ciências sociais e dos estudos culturais, reflito sobre as transformações do conceito de cidadania em um cenário neoliberal. Distanciando-se de uma concepção tradicional, segundo a qual a cidadania é pensada em termos coletivos e inclusivos, sugiro que a noção de cidadania empresarial se fundamenta sobre valores individualistas, recorrendo à noção de mérito para justificar seu restrito acesso.
Téléchargements
Références
ALVES, L. E. Governança e cidadania empresarial. RAE, 41(4), 78-86, 2001.
BARBOSA, L. Igualdade e meritocracia. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 2003.
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro, RJ: Editora UFRJ, 2006.
CASTELLANO, M. Vencedores e Fracassados: O imperativo do sucesso na cultura da autoajuda. Curitiba, PR: Editora Appris, 2018.
DOMINGOS, G. A. Batalhadores do Brasil. Folha de S. Paulo, p. A3. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 17 de junho de 2015.
DOWBOR, L. A era do capital improdutivo: Por que oito famílias têm mais riqueza do que metade da população do mundo?. São Paulo, SP: Autonomia Literária, 2017.
EHRENBERG, A. O culto da performance: Da aventura empreendedora à depressão nervosa. São Paulo, SP: Editora Idéias & Letras, 2010.
FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008a.
________. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, RJ: Edições Graal, 2008b.
________. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2019.
FREIRE FILHO, J., COELHO, M. (orgs). A promoção do capital humano: Mídia, subjetividade e o novo espírito do capitalismo. Porto Alegre, RS: Sulina, 2011.
FREIRE FILHO, J. (org.). Ser feliz hoje: Reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 2010.
GAUTIÉ, J. Da invenção do desemprego à sua desconstrução. Revista MANA – Estudos de Antropologia Social. 4(2), 67-83, 1998.
GOMES, H. S. Empreendedor individual supera micro e pequenas em dois anos. Folha de S. Paulo, p. B6. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 03 de agosto de 2012.
GUTIERREZ, F. Primeiras receitas. Folha de S. Paulo, pp. EM18 - EM22. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 19 de agosto de 2012.
HACKING, I. Making Up People. In: T.L. Heller et al. (org). Reconstructing Individualism. Stanford, CA: Stanford University Press, 1985.
HOLSTON, J., APPADURAI, A. Cities and Citizenship. Public Culture, 8, 187-204, 1996.
JORGE, M. F. Desempenho tarja preta: Medicalização da vida e espírito empresarial na sociedade contemporânea. Niterói, RJ: Eduff, 2020.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores, 1967.
PERRIN, F. Carreira solo. Folha de S. Paulo, pp. F54-F55. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 13 de dezembro de 2015.
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro, RJ: Intrínseca, 2014.
PIMENTEL, J. Novo tempo com o Empreendedor Individual. Folha de S. Paulo, p. A3. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 08 de setembro de 2009.
PORTILHO, F. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo, SP: Cortez, 2010.
SEBRAE. 5 anos: Microempreendedor Individual – MEI: um fenômeno de inclusão produtiva. Brasília, DF: Sebrae, 2015.
SEBRAE. Caderno do Empreendedor - Informe publicitário. Folha de S. Paulo, pp. 1-6. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 23 de dezembro de 2009.
SOUZA, J. Ralé brasileira: Quem é e como vive. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2009.
________. Os batalhadores brasileiros: Nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).