“Transforme-se em você!”: corpo, narrativas e subjetividade em anúncios de cosméticos para mulheres

Auteurs-es

  • Denise da Costa Oliveira Siqueira Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-7501-7390
  • Euler David de Siqueira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.48788

Mots-clés :

Consumo, Corpo, Publicidade, Cosméticos, Subjetividade

Résumé

O artigo estuda o fenômeno da subjetivação nas narrativas publicitárias de cosméticos para mulheres da empresa Salon Line. Mobiliza as categorias corpo, gênero, subjetividade e consumo como construções sociais. Trata-se de pesquisa exploratória, um estudo de caso desenvolvido a partir de amostra qualitativa por escolha, orientado por abordagem epistemológica compreensiva. A questão discutida diz respeito a como tais narrativas sugerem que a consumidora se individualize, introjetando, no entanto, uma norma que na realidade é exterior. Resultados preliminares deixam entrever que a suposta autonomia presente na publicidade omite o intricado processo de interiorização de normas exteriores.

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Bibliographies de l'auteur-e

Denise da Costa Oliveira Siqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Desenvolveu estágio pós-doutoral em Sociologia (Université Paris-Descartes/Sorbonne). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Jornalista.

Euler David de Siqueira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor e mestre em Sociologia pelo IFCS/UFRJ. Desenvolveu estágio de pós-doutorado em Sociologia na Université Paris-Descartes/Sorbonne. Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Práticas de Desenvolvimento Sustentável.

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Publié-e

2021-05-18

Comment citer

da Costa Oliveira Siqueira, D. ., & de Siqueira, E. D. . (2021). “Transforme-se em você!”: corpo, narrativas e subjetividade em anúncios de cosméticos para mulheres. Mídia E Cotidiano, 15(2), 234-255. https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.48788