O malandro no cinema: atualização da figura do malandro em Madame Satã, de Karim Aïnouz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.49059

Palavras-chave:

Malandro, cinema brasileiro, vida cotidiana, Karim Aïnouz

Resumo

Neste trabalho se discute a representação do malandro em diferentes movimentos do cinema nacional, a fim de indagar sobre a relação dessa representação com a marginalização e a resistência de personagens com corpos negros. Utilizamos as contribuições de Michel de Certeau (2007) e de Giorgio Agamben (1993) acerca do ser qualquer, de modo a identificar as situações que compelem às formas de vida do malandro, como sobrevivência nos espaços sociais. Com a identificação desse tipo social em filmes de diferentes períodos, e de elementos do malandro na vida cotidiana e como sintoma da comunidade que vem, analisamos Madame Satã (2002) como atualização do personagem no Brasil contemporâneo.

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Biografia do Autor

Iago Porfírio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA). Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM/UFMS), com bolsa Capes. 

Márcia Gomes Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Scienze Sociali, Pontificia Università Gregoriana, Roma-Itália. Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Porfírio, I., & Gomes Marques, M. (2021). O malandro no cinema: atualização da figura do malandro em Madame Satã, de Karim Aïnouz. Mídia E Cotidiano, 15(3), 255-276. https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.49059