Cinema caboclo manauara: na encruzilhada de imagens e sons produzidos em escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.57562

Palavras-chave:

Cinema, Escola, Imagens, Borda, Manaus

Resumo

Este artigo objetiva identificar e catalogar audiovisuais produzidos por um projeto em escolas públicas de Manaus entre 2007 e 2014. A catalogação parte do cinema de borda (LYRA, 2009) e da pedagogia da encruzilhada de Rufino (2019). Metodologicamente, a pesquisa se divide em três etapas: a) coleta de produções audiovisuais; b) catalogação e disponibilização dos materiais; e c) produção textual com considerações teóricas a partir de Didi-Huberman (2012), Francez (2021), Wunder (2016), Migliorin e Pipano (2018), Quijano (2005), Dussel (1993) e Walsh (2013, 2019). Como resultado, constatamos que a produção do projeto trouxe novas perspectivas sobre os modos de se "fazer cinema na escola", reforçando a potência de um audiovisual periférico em pesquisas decoloniais em torno de um cinema caboclo manauara.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Augusto, UFT/Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Norte (2011). Possui Especialização em Arte/ Educação Intermidiática Digital - EMAC - UFG (2019). Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2021); Mestrando em Comunicação e Sociedade - Universidade Federal de Tocantins - UFT.

Renata Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina com Pós-Doutorado pelo Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia ( UFU). Pesquisadora e professora no Programa de Pós graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins - UFT. 

Referências

ACRÍTICA.COM. Aberto as inscrições para o Projeto Jovem Cidadão 2012. Portal A Crítica, [S. l.], 11 mar. 2012. Disponível em: https://www.acritica.com/aberto-as-inscric-es-para-o-projeto-jovem-cidad-o-2012-1.109190. Acesso em: 8 ago. 2022

CARDOSO, Tiago Miguel Gomes. Mise-en-scène Sonora. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Audiovisual) – Departamento de Artes da Imagem, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal, 2016. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/8991. Acesso em: 26 fev. 2023.

D24AM. Curtas produzidos por alunos do Projeto Jovem Cidadão em exibição no AFF. D24AM, [S. l.], 3 nov. 2013. Disponível: https://d24am.com/plus/curtas-produzidos-por-alunos-do-projeto-jovem-cidadao-em-exibicao-no-aff/. Acesso em: 26 fev. 2023.

DA FONSECA, Samia Lorena Morais. Audiovisual: do cinema mudo ao digital. Revista Eletrônica Extensão em Debate, 3. ed. especial de cinema, p. 15-30, 2016. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/2176/0. Acesso em: 26 fev. 2023.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 206-219, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454. Acesso em: 26 fev. 2023.

DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1993.

FRANCEZ, Letícia. Imagens e Atravessamentos. ART&SENSORIUM - Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais, v. 8, n. 1, p. 308-314, 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/article/view/4057. Acesso em: 26 fev. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

HAUSSEN, Luciana. Som, câmera, ação: a relevância do som na história do cinema. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, n. 20, p. 17-22, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/view/4823. Acesso em: 26 fev. 2023.

LOUREIRO, Robson. Educação, cinema e estética: elementos para uma reeducação do olhar. Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 135-154, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6691. Acesso em: 26 fev. 2023.

LYRA, Bernadette. Cinema periférico de bordas. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 6, n. 15, p. 31-47, 2009. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/145. Acesso em: 26 fev. 2023.

MIGLIORIN, Cezar; PIPANO, Isaac. Cinema de brincar. Belo Horizonte: Relicário, 2018.

MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, p. 33- 49, set. 2005.

MIGNOLO, Walter. Desafios Decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, Paraná, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/772. Acesso em: 26 fev. 2023.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais-projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y Claficiación Social. In: CLÍMACO, Danilo Assis (Org.) Cuestiones y Horizontes: de la dependencia historico-estrutural a la colonialidad/descolonialidad del poder. Buenos Aires: CLACSO, 2014.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. (p. 107-130)

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas: Exu como Educação. Revista Exitus, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 262-289, out./dez. 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1012. Acesso em: 26 fev. 2023.

SANTOS, Diogo José Bezerra dos; SCARELI, Giovana. Filmes e educação: algumas travessias. Linha Mestra, v. 11, n. 33, p. 65-72, 2017. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/425. Acesso em: 26 fev. 2023.

SEVERIANO, Adneison. Veja mapa com zonas e bairros mais populosos da capital do Amazonas. G1, Manaus, 24 out. 2014. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/manaus-de-todas-as-cores/2014/noticia/2014/10/veja-mapa-com-zonas-e-bairros-mais-populosos-da-capital-do-amazonas.html. Acesso em: 26 fev. 2023.

WALSH, Catherine. (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder um pensamento e posicionamento "outro" a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 06-39, jan./jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/revistadireito/article/view/15002. Acesso em: 26 fev. 2023.

WUNDER, Alik. Das imagens que movem o pensar. In: SCARELI, Giovana; FERNANDES, Priscila Correia. (Orgs.). O que te move a pesquisar? Ensaios e experimentações com cinema, educação e cartografias. Porto Alegre: Sulina, 2016.

Downloads

Publicado

2023-05-19

Como Citar

Menezes, G. A. S. de ., & Silva, R. F. da. (2023). Cinema caboclo manauara: na encruzilhada de imagens e sons produzidos em escolas. Mídia E Cotidiano, 17(2). https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.57562