Plataformização e Novos Modelos de Negócios no Jornalismo
Apontamentos sobre o Jornalismo de Marca do Estadão Blue Studio
DOI :
https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66912Mots-clés :
Plataformização, Jornalismo de Marca, Modelos de negóciosRésumé
O presente trabalho busca compreender as implicações do fenômeno da plataformização na reconfiguração dos modelos de negócio de empresas jornalísticas, pelo viés das práticas do jornalismo de marca. A pesquisa de abordagem qualitativa, articula revisão crítica de literatura e análise descritiva dos produtos e serviços oferecidos pelo Estadão Blue Studio, além de entrevista semiestruturada. Aqui, o jornalismo de marca é compreendido como uma convergência entre a apropriação de técnicas e protocolos jornalísticos e as estratégias de comunicação para marcas.
Téléchargements
Références
ANÚARIO DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA. Anuário da Comunicação Corporativa 2021. [Eduardo Ribeiro, publisher e editor executivo]. Mega Brasil Comunicação, São Paulo. Disponível em: https://www.virapagina.com.br/megabrasil/anuario2021/2/. Acesso em 26 de maio de 2025.
ARAÚJO, M. Brand Journalism e branded content: diálogos (im)possíveis no jornalismo de marca. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 2018,Joinville, SC. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0884-1.pdf. Acesso em 20 de set. de 2024.
ARRESE, A., PÉREZ-LATRE, F. The rise of brand journalism. In.: SIEGERT, G.; RIMSCHA, B. V.; GRUBENMANN, S. Commercial communication in the digital age Information or Disinformation? DE GRUYTER MOUTON (publisher), p. 121-139, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315625636_The_Rise_of_Brand_Journalism. Acesso 20 de set. de 2024.
BEER, D. Metric Power. Londres: Palgrave Macmillan, 2016.
BELL, E.; OWEN, T. A imprensa nas plataformas: como o Vale do Silício reestruturou o jornalismo. Revista de Jornalismo ESPM, [São Paulo], v. 20, n. 6, p.44-83, dez. 2017.
BENETTI, M. A diluição do jornalismo na publicidade: sobre conteúdo de marca, integridade e credibilidade. Intexto, Porto Alegre, n. 56, e-139626, 2024. DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.56.139626.
BIBLIOTECA DE ANÚNCIOS. Meta, 2024. Disponível em https://pt-br.facebook.com/ads/library/?active_status=active&ad_type=political_and_issue_ads&country=BR&media_type=all. Acesso em 27 set. 2024.
BLUE STUDIO EXPRESS. Estadão, São Paulo, 2024. Disponível em: https://bluestudioexpress.estadao.com.br/. Acesso em 18 set. 2024.
BOCZKOWSKI, P. J. Abundance: on the experience of living in a world of information plenty. New York: Oxford University Press, 2021.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
BUENO, W. O jornalismo patrocinado como estratégia nos negócios: rupturas e tensões nos processos de comunicação de marca. In.: Félix. J. D`ARC. Comunicação Estratégica e Integrada: a visão de 23 renomados autores em 5 países. Brasília: Editora Rede Integrada, 2020, p. 85-104.
BULL, A. Brand journalism. London: Routledge, 2013.
CARDOSO, G. A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2023.
CARVALHO, C. A construção da notícia: interseções entre jornalismo e comunicação estratégica. Salvador: Edufba, 2019.
CARVALHO, C. Circulação e contrato em contexto de plataformização da notícia: apontamentos teóricos. Contemporanea (online). UFBA. V.1 p. 21-42. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/49321. Acesso em: 26 maio. 2025.
CARVALHO, C.; SANTANA, M. A. B. Jornalismo de marca: credibilidade à custa de estratégias discursivas da informação. Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. V.21, p. 209-221, 2024. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/220483. Acesso em: 26 maio. 2025.
CHARAUDEAU. P. Discurso das mídias. 2. ed., 1a reimp. Trad. Ângela S. M. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2012.
COULDRY, N.; HEPP, A. The mediated construction of reality. Cambridge, UK: Polity Press, 2017.
DUARTE, J. Entrevista em profundidade. In.: DUARTE, J.; BARROS, A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
DUARTE, J.; BARROS, A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ESTADÃO BLUE STUDIO. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://bluestudio.estadao.com.br/. Acesso em 18 set. 2024.
OROZCO GÓMEZ, Guillermo O. La investigación en comunicación desde la perspectiva cualitativa. México: Instituto Mexicano para el Desarrollo Comunitario, A. C., 1997.
GUIMARÃES, F.; SCHELLER, F. O ano em que o Estadão Blue Studio disparou. O Estado de S. Paulo. São Paulo, 17 jan. 2021. Disponível em https://www.estadao.com.br/economia/negocios/o-ano-em-que-o-estadao-blue-studio-disparou/. Acesso em 20 set. 2024.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
KUNSCH, M. K. Comunicação organizacional integrada na perspectiva estratégica. In: FÉLIX. J. D`ARC. Comunicação estratégica e integrada: a visão de 23 renomados autores em 5 países. Brasília: Editora Rede Integrada, 2020, p. 85-104.
LIGHT, L. Brand journalism is alive and well. 21 jan. 2020. Forbes. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/larrylight/2020/01/21/brand-journalism-is-alive-and-well/?sh=7158be3c2220. Acesso em 21 jun. 2022.
LONGHI, R. R.; SILVEIRA, S. C.; PAULINO, R. (org.). Jornalismo e plataformização: abordagens investigativas contemporâneas. Florianópolis: Insular, 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MÍDIA KIT ESTADÃO. Estadão Blue Studio, O Estado de S. Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://bluestudio.estadao.com.br/wp-content/uploads/MIDIA-KIT-ESTADAO-2025-V1_Tabela_precospptx.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.
NASSAR. P. Conceitos e processos de comunicação organizacional. In.: KUNSCH, M. (org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul, SP: Difusão editora, 2009.
NIEBORG, D. B.; POELL, T. The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. New Media & Society, Toronto, Vol (20)11, p. 4275–4292, 2018. Disponível em doi:10.1177/1461444818769694. Acesso em: 20 set. 2024.
OROZCO GÓMEZ, G. O. La investigación en comunicación desde la perspectiva cualitativa. México: Instituto Mexicano para el Desarrollo Comunitario, A. C., 1997.
PIRES, A. P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral para as ciências sociais. In.: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
POELL, T.; NIEBORG, D.; DIJCK, J. Van. Platformisation. Internet Policy Review, 8(4). 2019. Disponível em: https://policyreview.info/concepts/platformisation.
RUBIM, M. Entre fronteiras editoriais e comerciais: mapeamento das práticas de jornalismo de marca no contexto brasileiro. Orientador: Ivanise Hilbig Andrade. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, p. 132, 2023.
SAAD, E. A plataformização das relações sociais: reflexões sobre a ressignificação da atividade comunicativa. In: FARIAS, Luiz Alberto de; LEMOS, Else; REBECHI, Claudia Nociolini (org.). Opinião pública, comunicação e organizações: convergências e perspectivas contemporâneas. São Paulo: Abrapcorp, 2020. p. 152-163. Disponível em: http://portal.abrapcorp2.org.br/livros-abrapcorp/Livro_Opiniao-Publica.pdf. Acesso em 20 set. 2024
SAAD, E. Comunicação organizacional contemporânea: o paradigma da digitalização. PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM, [S. l.], v. 6, n. 12, 2023. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2019.ene.01. Acesso em 13 fev. 2025.
SALAVERRÍA, R. Digital Journalism: 25 Years of Research. Professional de la información, v. 28, n. 1, p. 1-25, 2019. DOI:
https://doi.org/10.3145/epi.2019.ene.01. Acesso em 10 set. 2024.
SATO, S.; POMPEU, B. A publicidade nativa e as transformações na lógica publicitária contemporânea. In: Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2018, Joinville, SC. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-1200-2.pdf. Acesso em 02 jul. 2022.
SCHAUSTER, E. E.; FERRUCCI, P.; NEILL, M. S. Native advertising is the new journalism: How deception affects social responsibility. American behavioral scientist, v. 60, n. 12, p. 1408-1424, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0002764216660135.
SCHUDSON, M. Descobrindo a notícia: uma história social dos jornais nos Estados Unidos. Petrópolis: Vozes, 2013.
SERAZIO, M. Making (Branded) News: The Corporate Co-optation of Online Journalism Production. Journalism Practice, Vol. 14, n. 6, p. 679-696, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17512786.2019.1637273. Acesso em 03 set. 2024.
SERRANO-TELLERÍA A. News life cycle, platform logics and cross/multi/transmedia: the liquid media ecology. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra, 2021. Disponível em: https://repositori.upf.edu/handle/10230/48910?locale-attribute=en. Acesso em 4 fev. 2025.
SPARVIERO, S.; PEIL, C.; BALBI, G. Media convergence and deconvergence: global transformations in media and communication research. Cham, Switzerland: Springer, 2017.
VAN DIJCK, J.; POELL, T.; DE WAAL, M. C. 2018. The platform society: public values in a connected world. New York: Oxford University Press, 2018.
ZELIZER, B.; BOCZKOWSKI, P. J.; ANDERSON, C. W. The Journalism Manifesto. Cambridge, UK: Polity, 2021.
WINQUES, K.; LONGHI, R. Dos meios às mediações (algorítmicas): mediação, recepção e consumo em plataformas digitais. MATRIZes, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, p. 151–172, 2022. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v16i2p151-172. Disponível em: https://revistas.usp.br/matrizes/article/view/183743. Acesso em: 26 maio. 2025.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).