A “Onda Verde”: análise discursiva dos programas eleitorais da campanha de Marina Silva à presidência

Auteurs-es

  • Marco Túlio Sousa UFMG
  • Cícero Costa Villela UFJF

DOI :

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9680

Résumé

Neste trabalho, pretendemos analisar um dos principais elementos da campanha de Marina Silva à presidência, o Horário de Propaganda Eleitoral Gratuito. Tentamos compreender de que forma seu discurso articula diferentes formações discursivas – como a ecológica e a religiosa - na produção de sentido para a política e para sua atuação. Para isso, mobilizamos o aparato analítico e conceitual da Análise de Discurso Franco-Brasileira na tentativa de entender os processos de produção de sentido e perceber quais são as bases ideológicas que permitem a produção das falas de Marina Silva.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marco Túlio Sousa, UFMG

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Pesquisador do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Sua pesquisa envolve aspectos discursivos em produtos midiáticos de denominações religiosas pentecostais.

Cícero Costa Villela, UFJF

Graduando em Comunicação Social/ Jornalismo pela UFJF. Bolsista do Programa de Educação Tutorial no período de 2008-2012, atuando em ensino, pesquisa e extensão. Realiza pesquisas em Comunicação Política e Análise de Discurso.

 

Références

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Publié-e

2012-12-30

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Sousa, M. T., & Villela, C. C. (2012). A “Onda Verde”: análise discursiva dos programas eleitorais da campanha de Marina Silva à presidência. Mídia E Cotidiano, 1(1), 189-207. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9680