COM QUE ROUPA EU VOU? O JORNALISTA ESPECIALIZADO COMO FORMADOR DE OPINIÃO E AGENTE DE CONSAGRAÇÃO NO CAMPO DA MODA

Auteurs-es

  • Virgínia Todeschini Borges Centro Universitário da Cidade

DOI :

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9706

Résumé

Este artigo examina o papel do jornalista moda como formador de opinião e como um dos agentes de consagração no campo da moda. Tendo como base pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas qualitativas como metodologia de coleta de dados, procuramos responder as seguintes perguntas: Quem dita a moda na atualidade? Como é o trabalho de um jornalista de moda? Qual a importância destes formadores de opinião no lançamento de tendências de moda?

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Virgínia Todeschini Borges, Centro Universitário da Cidade

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

Références

BORGES, Virgínia Todeschini. Presença carioca: estudos sobre a moda e a estética corporal na cidade do Rio de Janeiro. 2008. xv, 336 f. Tese. (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

______. Uma questão de estilo: considerações sobre a cobertura de Moda na mídia impressa carioca. 2003. ix, 243 f. Dissertação. (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

BOURDIEU, Pierre. Algumas propriedades dos campos. In: ____. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. p. 89-94.

______. Journalisme et éthique. Actes du colloque fondateur du centre de recherce de l’Ecole Superieure de Journalisme de Lille, Les Cahiers du Jorunalisme, n. 1, p. 10-17, juin 1996.

______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

BOURDIEU, Pierre; DELSAUT, Ivette. O costureiro e sua grife. In: BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2004. p. 113-190.

DALBONI, Melinda. Coluna Gente Boa. O Globo, 19 jan. 2007. Segundo Caderno, p. 3.

DURAND, José Carlos. Moda, luxo e economia. São Paulo: Babel Cultural, 1988.

ERNER, Guillaume. Vítimas da moda?: como criamos, por que a seguimos. São Paulo: Senac São Paulo, 2005.

JOFFILY, Ruth. O jornalismo e produção de moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.

LANNELONGUE, Marie-Pierre. L.A. way. Elle, São Paulo, ano 19, n. 10, p. 96-98, out. 2006.

MARRA, Heloisa. Império do consumo. O Globo, Rio de Janeiro, 12 ago. 2006. Ela, p. 7.

¬¬¬

______. Radiografia de estilo. O Globo, Rio de Janeiro, 02 set. 2006. Ela, p. 4-5.

MESQUITA, Cristiane. Moda contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004. (Coleção moda e comunicação).

MARQUES, José Reinaldo. Jornalismo de moda: uma passarela entre o glamour e o preconceito. Jornal da ABI, Rio de Janeiro, janeiro/março, 2005. p. 3-5.

MORIN, Edgar. As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

NOVAES, Carolina Isabel. Profissionais se adaptam às mudanças. O Globo, Rio de Janeiro, 13 jan. 2008. Rio, p. 24.

PALOMINO, Erika. A moda. São Paulo: Publifolha, 2003. (Folha explica)

______. Na primeira fila. Monet, São Paulo, n. 40, p. 64-65, jul. 2006.

PACCE, Lilian. Pelo mundo da moda: criadores, grifes e modelos. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

Téléchargements

Publié-e

2014-07-07

Comment citer

Borges, V. T. (2014). COM QUE ROUPA EU VOU? O JORNALISTA ESPECIALIZADO COMO FORMADOR DE OPINIÃO E AGENTE DE CONSAGRAÇÃO NO CAMPO DA MODA. Mídia E Cotidiano, 4(4), 25-44. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9706