Jovens, Cotidiano e a Construção de Mundos Midiáticos
DOI :
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9714Résumé
ResumoOs jovens constroem e reconstroem cotidianamente mundos a partir de suas relações com o universo midiático. Independentemente, porém, do mundo privado criado por cada um, a questão está no fio condutor que orienta esse processo. Nas relações dos jovens com as mídias e com as tecnologias de informação, mundos são cotidianamente construídos e reconstruídos a partir de versões criadas pelos atores midiáticos, cada vez mais sem a participação dos adultos, familiares e professores, a quem a sociedade delega a responsabilidade para educar seus filhos. Diante da vastidão de informações, eles realizam escolhas, as quais julgam ter relação com os mundos que habitam. Estas reflexões resultam de um estudo realizado com 110 jovens, de quatro tipos diferentes de escolas.
Palavras Chaves: Jovens – Mídias – Realidade – Educação
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor Wiesengrund. A Atualidade da Filosofia. In: Educação On Line. http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=175:a-atualidade-da-filosofia&catid=11:sociologia&Itemid=22, 2003. Último acesso em 30 de maio de 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. (Volochinov) Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a Modernidade. 4° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política, v. 1. 7° ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BERGER, Peter L. e LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade: Tratado de Sociologia do Conhecimento. 21. ed. Trad: Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.
BRUNER, Jerome. Realidade Mental, Mundos Possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CAPALBO, Creusa. Metodologia das Ciencias Sociais: a fenomenologia de Alfred Schütz. 2° ed. Londrina: Editora UEL, 1998.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 1, 5° ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes de Fazer. Petrópolis-RJ: Vozes, 1994.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 43° ed. São Paulo: Cortez, 2002.
GALEANO, Eduardo. Livro dos Abraços. Porto Alegre: LPM, 1995.
GIDDENS, Antony. Modernidade e Identidade. Trad: Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luiz. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. Trad: Raquel Souza Lobo Guzzo. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.
GOODMAN. Nelson. Modos de Fazer Mundos. Trad. Antonio Duarte. Porto-PT: Edições Asa, 1995.
HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. 6° ed. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
HUSSERL, Edmund. Conferências de Paris. Lisboa: Edições 70, 1992.
HUSSERL, Edmund. Idéias para uma Fenomenologia Pura e para uma Filosofia Fenomenológica. Aparecida-SP: Idéias & Letras, 2006.
LEFEBVRE, Henry. A Vida Cotidiana no Mundo Moderno. Trad: Alcides Joao de Barros. São Paulo: Ática, 1991.
LIPPMANN, Walter. Estereótipos. In: STEINBERG, Charles. (org.) Meios de Comunicação de Massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 149-159
MOISES, Maria Aparecida Afonso; GERALDI, João Wanderley; COLLARES, Cecilia Azevedo Lima. As aventuras do Conhecer: da transmissão à interlocução. Revista Eletrônica: Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, abril de 2002, p.91-116. Texto Disponível no seguinte endereço: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a07v2378.pdf. Último acesso: 30 de janeiro de 2012
MEDINA, Cremilda. Notícia, um Produto à Venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial. 2° ed. São Paulo: Summus, 1988.
SCHÜTZ, Alfred e LUCKMANN, Thomas. Strukturen der Lebenswelt. Neuwied: Luchterhand, 1975.
SCHÜTZ; Alfred. El Problema de la Realidad Social. Buenos Aires. Amorrortur, 2003.
TOMASELLO, Michael. Origens Culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003
TUCHMAN, Gaye. La Producción de la Noticia: estudio sobre la construcción de la realidad. Barcelona. Editorial Gustavo Gili, 1983.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).