O TERRITÓRIO E AS CIDADES DESENHADAS: SENTIDOS DA BAIXADA FLUMINENSE

Autores

  • Anna Paula Soares Lemos Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO
  • Joaquim Humberto Coelho de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9853

Palavras-chave:

Imagem, Território, Baixada Fluminense.

Resumo

O artigo que segue resulta de uma atividade desenvolvida com discentes de uma instituição de ensino superior localizada no município de Duque de Caxias, pertencente ao estado do Rio de Janeiro. Estimulados a expressarem com desenhos sensações próprias dos lugares onde moram e da Baixada Fluminense, os estudantes mostram conflitos de sentidos na composição dessas alternadas territorialidades. Recupera-se neste trabalho, parte dessa pesquisa que delimita com a análise dos desenhos o campo temático do território.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Paula Soares Lemos, Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

Doutora e Mestre em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - Depto. de Ciência da Literatura da UFRJ, integra o grupo de pesquisa Formação do Brasil Moderno: literatura, cultura e sociedade, certificado pela UFRJ e registrado no diretório da CNPq, atuando na linha de pesquisa Literatura e Imagem. Atualmente é Professora Adjunta 1 do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Inter-Humanitas, PPGHCA/UNIGRANRIO, faz parte do Núcleo de Formação Geral da universidade. É também professora dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, defendeu no Mestrado a dissertação "Ariano Suassuna, o palhaço-professor" publicada pela Editora Multifoco. No Doutorado -- com bolsa de pesquisa CNPq e PDEE- Capes -- também em Literatura Comparada na Faculdade de Letras - Depto de Ciência da Literatura da UFRJ defendeu a tese "Anotações de um diretor: o cinema de Federico Fellini na televisão" com pesquisa feita na La Sapieza di Roma, no Centro Sperimentale de Cinematografia di Roma e na Fondazione Federico Fellini em Rimini. É lider do grupo de pesquisa IMAGEMNO - Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias e Narrativas Oníricas. 

Joaquim Humberto Coelho de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

Doutor em Filosofia pela PUC-RJ, professor do PPGHCA-UNIGRANRIO, professor da graduação das instituições UNIGRANRIO e UNIFESO.

Referências

BARBERO, Jesus Martin. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada em 7 de janeiro de 1977. Tradução e posfácio: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.

BEZERRA, Paulo. A tradução como criação. In: Revista Estudos Avançados. Dossiê Tradução Literária. Número 76. Volume 26. Setembro/ Dezembro 2012.

BOHNSACK, Ralf. A interpretação de imagens e o Método Documentário. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 9, nº 18, jun-dez 2007, p. 286-311.

BRITTO, Paulo Henriques. Tradução e Ilusão. In: Revista Estudos Avançados. Dossiê Tradução Literária. Número 76. Volume 26. Setembro/ Dezembro 2012.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e Cidadãos. RJ: Editora UFRJ, 2010.

CALVINO, Ítalo. As Cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

COUTINHO, Eduardo. In: Bragança, Felipe (org.). Encontros/Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.

DANTO, Arthur C. What Art Is. Yale: Yale University Press, 2013.

EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Apresentação, notas e revisão técnica: José Carlos Avellar. Tradução: Teresa Ottoni. RJ: Editora Zahar, 2002.

ENNE, Ana Lucia. DUTRA, Marina. “Entre conter e resistir”: relações entre cultura e territorialidades. In: Revista Z Cultural. Revista do Programa Avançado de Cultura Contemporânea. Ano XI. 1º semestre de 2016.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Tradução de Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1993.

LEMOS, Anna Paula Soares et al. Aventuras Oníricas: experiências pedagógicas em narrativas, textos e imagens. Salvador: Editora Pontocom, 2015.

NOVAES, Sylvia Caiuby. Imagem, magia e imaginação: desafios ao texto antropológico. Revista Mana – estudos de antropologia social, p. 455-475, 2008.

PAZ, Octavio; CAMPOS, Haroldo de. Transblanco. Em torno a Blanco de Octavio Paz. Rio de Janeiro: Editora Guanabara: 1986.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Lemos, A. P. S., & de Oliveira, J. H. C. (2017). O TERRITÓRIO E AS CIDADES DESENHADAS: SENTIDOS DA BAIXADA FLUMINENSE. Mídia E Cotidiano, 11(3), 214-227. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9853