Super-wiki: um olhar sobre cultura da convergência, inteligência coletiva e cultura participativa a partir do seriado supernatural
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i2.10054Mots-clés:
Super-wiki, Inteligência Coletiva, Internet, Fandom.Résumé
O presente artigo propõe uma reflexão sobre as páginas de wiki dos fandoms, especificamente a Super-wiki do seriado Supernatural, como um exemplo de inteligência coletiva (LÉVY, 2000) e cultura participativa no contexto da cultura de convergência (JENKINS, 2009). Para tanto, realizaremos uma análise empirica do site Super-wiki e de episódios especificos da série que referenciam diretamente interação dos fãs o seriado. Utilizaremos também a pesquisa documental de notícias sobre o programa e buscaremos acionar conceitos da nosso referêncial teórico, como convergência, inteligência coletiva e cultura participativa na Internet, de forma pensarmos sobre como estas relações entre o fandom e o seriado se desenvolvem. Entendemos que a convergência, e em par a cultura participativa e a inteligência coletiva, são conceitos essencias para compreendemos as comunidades virtuais de fãs, como Super-wiki, e consideramos que a Internet e as mídias digitais alteram as relações entre o fandom e o seriado, assim como entre os fãs e os produtores da série.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ABRAMS, J.J. (Criador). Lost. [Série de Televisão]. 2004. Estados Unidos: ABC Studios.
COCA, A. P.; SANTOS, A. T. Formatos de Ficção Seriada Televisual: Tradições e Perspectivas. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Foz do Iguaçu, PR, 2013. Anais… Foz do Iguaçu: Intercom, 2013. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/centrooeste2010/resumos/R21-0142-1.pdf> Acesso em: 12 mar. 2017.
FISKE, J.; HARTLEY, J. Reading Television. Nova York: Routledge, 2004.
HILLS, Matt. Fan Cultures. New York: Routledge, 2002.
JENKINS, H. 1992. Textual poachers: Television fans and participatory cultures. London: Routledge, 1992.
JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, H. Supernatural: first impressions. Confessions of an aca-fan. [S.I.], 14 jan. 2007. Disponível em: <http://henryjenkins.org/blog/2007/01/supernatural.html> Acesso em: 01 mai. 2018.
JOST, F. Do que as séries americanas são sintoma? Porto Alegre: Sulina, 2012.
KRIPKE, E. (Criador). Supernatural. [Série de Televisão]. 2005. Estados Unidos: Warner Bros Television.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MITTEL, J. Sites of Participation: Wiki Fandom and the Case of Lostpedia. In: Transformative Works and Cultures, v. 3, 2009. Disponível em: <http://journal.transformativeworks.org/index.php/twc/article/view/118/117> Acesso em: 10 mai. 2018.
RAIMI, S.; SCHULIAN, J.; STEWART, R.J.; TAPERT, R. (Criadores). Xena: The Warrior Princess. [Série de Televisão]. 1995. Estados Unidos: Warner Bros Television.
ROSS, S.M. Beyond the box: Television and the Internet. Malden, MA: Blackwell, 2008.
SILVA, L. A representação do Brasil nos seriados televisivos norte-americanos. In: Analecta, Guarapuava, PR, v.12, n. 1, pp. 49 – 70, 2014.
TULLOCH, J.; JENKINS, H. Science fiction audiences: Watching "Doctor Who" and "Star Trek." New York: Routledge, 1995.
WHEADON, Joss. (Criador). Buffy: The Vampire Slayer. [Série de Televisão]. 1996. Estados Unidos: Twentieth Century Fox.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).