O hibridismo midiático e a narrativa documentária na série Outside Man

Auteurs

  • Urbano LEMOS JR
  • Vicente Gosciola

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i2.10063

Mots-clés:

Documentário, Hibridismo, Narrativa Seriada, Serviço de Streaming de Audiovisual

Résumé

O artigo investiga a relação entre o hibridismo midiático e a narrativa contemporânea presente em séries documentárias na televisão. O artigo analisa a trajetória do documentário dos pontos de vista da narrativa, da distribuição e da exibição, para além de seu surgimento até os dias atuais: a sua relação com a internet, com as novas plataformas de exibição e com novas convenções narrativas seriadas. O texto se propõe a abordar a passagem do formato pelo cinema, pela televisão, pelo vídeo até as potencialidades das tecnologias digitais de comunicação audiovisual. Traz para a análise o processo de experimentação para verificar o tipo de narrativa na atualidade por meio da análise da série documentária Outside Man que privilegia a complexidade e a fruição diegética.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Urbano LEMOS JR

Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente desenvolve pesquisa sobre cinema não ficcional, identidade cultural digitalização de patrimônios imateriais e documentários transmídia. E-mail: urbano.lemos@hotmail.com

Vicente Gosciola

Pós-doutor pela Universidade do Algarve-CIAC, Portugal. Doutor em Comunicação pela PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Références

AFP, Agence France-Presse. Netflix anuncia maior aumento trimestral de usuários de sua história. Revista Istoé: Tecnologia e Meio Ambiente. Publicado no dia 18 de jan. 2017. Disponível em: <https://istoe.com.br/netflix-anuncia-maior-aumento-trimestral-de-usuarios-de-sua-historia/>. Acesso: 26 de abr. 2018.

BORDWELL, David. Estudos de cinema hoje e as vicissitudes da grande teoria. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria Contemporânea do Cinema: vol. 1. São Paulo: Senac, 2005.

CANAL TECH. Base de usuários cresce 25% e serviço passa a valer US$ 100 bilhões. Publicado no dia 23 de jan. 2018. Disponível em: <https://canaltech.com.br/resultados-financeiros/netflix-base-de-usuarios-cresce-25-e-servico-passa-a-valer-us-100-bilhoes-107028/>. Acesso: 28 de mai. 2018.

__________. Base de usuários da Netflix no Brasil dobra em um ano; empresa planeja expansão. Publicado no dia 12 de fev. 2017. <https://canaltech.com.br/entretenimento/base-de-usuarios-da-netflix-no-brasil-dobra-em-um-ano-empresa-planeja-expansao-89080/>. Acesso: 28 de mai. 2018.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas Estrategias para entrar y salir de la modernidade. México: Grijalbo, 1990.

CASTELLANO, M.; MEIMARIDIS, M. Netflix, discursos de distinção e os novos modelos de produção televisiva. Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura. Salvador, vol. 14, n. 2, p. 193-209, maio-ago 2016. Disponível em: <http://bit.ly/2hc673d>. Acesso: 02 de abr. 2018.

CARNEIRO, Ana Elisa Wadovski. Novas Plataformas Televisivas: um estudo do mercado das séries estabelecido nos modelos HBO e Netflix. Trabalho de conclusão de curso de Jornalismo: Faculdades Integradas Hélio Alonso. Rio de Janeiro, 2013

CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

ECO, Umberto. Casablanca: Cult Movies and Intertextual Collage. In: SubStance, vol. 14, n. 2, University of Wisconsin Press, pp. 3-12, 1985.

__________. Sobre os espelhos e outros ensaios. 3 ed. São Paulo: Nova Fronteira, 1989.

FREIRE, Marcius. Jean Rouch e a invenção do Outro no documentário. In: Doc On-line, n.03, dez, 2007.

__________. Perrault, Rouch: derivas entre o “cinema direto/verdade” e o “cinema vivido”: In: Significação, São Paulo, n. 38, 2012.

FURQUIM, Fernanda. Quais são as séries (realmente) originais do Netflix? Revista Veja: Nova Temporada. Publicado no dia 24 de set. 2016. Disponível em: <http://abr.ai/2qO8kZO>. Acesso: 26 de abr. 2018.

GONÇALVES, Osmar. Narrativas Sensoriais (Org.). Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2014.

GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do cinema às mídias interativas. São Paulo: Senac, 2010.

HARADA, Eduardo. Netflix planeja ter catálogo 50% original até 2018 investindo US$ 8 bilhões. TecMundo. Publicado no dia 17 out. 2017. Disponível em: . Acesso: 28 de mai. 2018.

JENCKS, Charles. The Language of Post-Modern Architecture. London: Academy, 1978.

JENKINS, Henry. Invasores do texto: fãs e cultura participativa. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial, 2015.

__________. Textual Poachers: television fans & participatory culture. Nova York: Routledge, 1992.

MACHADO, Arlindo. Novos Territórios do Documentário. Doc On-line, n. 11, dezembro de 2011, pp. 5-24. Disponível em: . Acesso: 28 de mai. 2018.

MÁRQUEZ, Gabriel Garcia. Notícia de Um Sequestro. Rio de Janeiro: Record, 1997.

MITTELL, Jason. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. In: Revista MATRIZes, São Paulo, USP, ano 5, n.º 2, p. 29-52, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.journals.usp.br/matrizes/article/viewFile/38326/41181>. Acesso: 28 de abr. 2018.

RICHTER, Felix. Netflix Is Americans' Platform of Choice for TV Content. In: Statista. Disponível em: <https://www.statista.com/chart/14559/americans-favorite-tv-platforms/>. Acesso: 10 jul. 2018.

SOBRINHO, Gilberto Alexandre. Vídeo e televisão independentes no Brasil e a realização de documentários. Lumina, Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF, v. 8, n.1, p. 1-23, 2014.

VALLES, Rafael. O vídeo, uma forma que pensa: uma análise sobre a obra videográfica de Jean Luc Godard. Encontro Nacional de História da Mídia, Porto Alegre, 2015.

VALLONE, Giuliana. Documentário ‘20 centavos’ é lançado na internet com visão das ruas. Folha de São Paulo: Ilustrada. Publicado no dia 06 de jun. 2014. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/06/1465584-documentario-20-centavos-e-lancado-na-internet-com-visao-das-ruas.shtml>. Acesso: 26 de abr. 2018.

##submission.downloads##

Publiée

2018-08-31