“Apenas uma garota”: Greta Thunberg e os enquadramentos da raiva

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38686

Mots-clés:

Mídia, Infância, Raiva, Medicalização, Gênero.

Résumé

Neste artigo, examinamos como distintas noções de infância são usadas para invalidar, justificar ou enaltecer a liderança política de Greta Thunberg, de 16 anos, que se notabilizou pelo seu ativismo ambiental – especialmente, após a participação na Cúpula do Clima, realizada pela Organização das Nações Unidas. Ainda que sua idade remeta a outras classificações etárias, a infância é mencionada, com frequência, tanto por seus defensores quanto por seus detratores. O corpus da investigação é composto por artigos de opinião e por reportagens, publicadas na mídia brasileira, em 2019. Na análise do material, ressaltamos três eixos do debate sobre a legitimidade da atuação pública da estudante sueca: 1) a autonomia e a relevância do discurso infantil; 2) idealizações da infância e da juventude feminina como naturalmente esperançosas e afáveis; 3) a medicalização da revolta, a partir do estabelecimento de um nexo causal entre o transtorno mental de Greta Thunberg, diagnosticada com síndrome de Asperger, e a veemência de suas críticas. Argumentamos que os embates discursivos sobre a ativista sueca revelam a fragilidade da concepção da criança como sujeito e a inserção restritiva da criança nos atuais regimes de regulação das emoções.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Henrique Mazetti, Departamento de Comunicação Social - UFV

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa. Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, onde também realizou pós-doutorado júnior, com bolsa do CNPq. Integrante do Núcleo de Estudos de Mídia, Emoções e Sociabilidade (NEMES).

João Freire Filho, ECO/UFRJ

Professor associado da Escola de Comunicação da UFRJ. Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio. Realizou pós-doutorado sênior, com bolsa do CNPq, no PPGCOM da UFMG. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ-1D). Ministrou cursos como professor convidado nos programas de pós-graduação da UFBA, UFMG, PUC-RS, UFSM e UFRN. Recebeu, em 2011 e em 2018, o Prêmio Compós como orientador da melhor tese. Autor e organizador de diversos livros, dentre eles: Reinvenções da resistência juvenil: os estudos culturais e as micropolíticas do cotidiano (Mauad, 2007); A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo (Sulina, 2009); Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade (FGV, 2010). Coordenador do Núcleo de Estudos de Mídia, Emoções e Sociabilidade (NEMES).

Références

Bibliografia

BLAUVELT, Martha Tomhave. The work of the heart: young women and emotion, 1780-1830. Charlottesville: University of Virginia Press, 2007 //

FREIRE FILHO, João. A comunicação passional dos fãs: expressões de amor e de ódio nas redes sociais. In: BARBOSA, Marialva; MORAIS, Osvando. (Org.). Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades. São Paulo: INTERCOM, 2013, p. 127-154.

FREVERT, Ute. Emotions in history: lost and found. Budapeste: Central European University Press, 2011.

GRASSO, Linda M. The artistry of anger: black and white women’s literature in America, 1820– 1860. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 2002.

JAMES, Allison. Agency. In: QVORTRUP, Jens et al. (Ed.). The Palgrave handbook of childhood studies. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009.

JIMENO, Myriam. Crimen pasional: contribución a una antropología de las emociones. Bogotá: Editorial Universidad Nacional de Colombia, 2004.

LYMAN, Peter. The domestication of anger: use and abuse of anger in politics. European Journal of Social Theory, n. 7, v. 2, p. 133–47, 2004.

OSWELL, David. The agency of children: From family to global human rights. Cambridge University Press, 2013.

PRIBRAM, E. Deidre. A cultural approach to emotional disorders: psychological and aesthetic

interpretations. Nova Iorque: Routledge, 2016.

QVORTRUP, Jens (org.). Studies in modern childhood: Society, agency, culture. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2005.

STEARNS, Peter N. Girls, boys, and emotions: Redefinitions and historical change. The Journal of American History, v. 80, n. 1, p. 36-74, 1993.

STEARNS, Peter N. Obedience and emotion: A challenge in the emotional history of childhood. Journal of Social History, v. 47, n. 3, p. 593-611, 2014.

STEARNS, Peter N. Children and emotions history. European Journal of Developmental Psychology, v. 14, n. 6, p. 659-671, 2017.

STEARNS, Peter N. Happy Children: A Modern Emotional Commitment. Frontiers in psychology, v. 10, 2019.

TOMAZ, Renata. O que você vai ser antes de crescer: Youtubers, infância e celebridade. Salvador: UFBA, 2019.

##submission.downloads##

Publiée

2020-02-19