A vitalidade da música na cidade de Rio das Ostras (RJ)

transformações, conflitos e negociações sociais

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/rmc.v15i1.42694

Mots-clés:

Comunicação, Cultura, Música, Políticas Públicas, Cidade

Résumé

A partir de observações de campo, entrevistas informais e semiestruturadas realizadas entre 2018 e 2019, procurou-se neste artigo dar continuidade às reflexões em torno da trajetória da cidade balneária de Rio das Ostras (que foram iniciadas em 2015) no que tange as potencialidades transformadores da música em contribuir de forma significativa para desenvolvimento da localidade: inclusive, o governo municipal chegou a encaminhar em 2019 a candidatura dessa urbe como cidade criativa da UNESCO. Buscou-se analisar particularmente as articulações e tensões entre os atores, especialmente no momento em que a gestão pública ensaia valorizar a música como vetor de desenvolvimento socioeconômico, apostando na articulação desse tipo de expressão artística com a cadeia do turismo, gastronomia e, de modo geral, do entretenimento.

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Bibliographies de l'auteur

Micael Herschmann, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ

Doutor em Comunicação pela UFRJ, pesquisador 1 do CNPq, professor Titular vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, onde também dirige o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação.

Cíntia Sanmartin Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Sociologia Política pela UFSC, professora do PPGCOM da UERJ, onde também é coordenadora adjunta do Grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade.

Flavia Barroso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do PPGCOM da UERJ e pesquisadora do grupo Comunicação, Arte e Cidade da UERJ.

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Publiée

2021-01-19