Em face do anômalo: masculinidade, lesbianidade e performance Drag King em Amor na Ponta da Língua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.50929

Palavras-chave:

masculinidade feminina, lesbianidade, séries, anômalo

Resumo

Este artigo discute masculinidade em mulheres e lesbianidade em um produto audiovisual, por meio de um exercício analítico operado sobre a personagem Nan, da minissérie televisiva Amor na Ponta da Língua (2002). Para tanto, resgata o conceito de anômalo (DELEUZE & GUATTARI, 1997) e a teoria performativa (BUTLER, 2013), de modo a possibilitar uma discussão sobre a resistência à abjeção e emergência do anômalo. A etnografia de tela (RIAL, 2004) compõe a metodologia. A partir do exercício analítico operado, Nan foi concebida como em face do anômalo, convocada a forjar uma aliança com uma personagem Drag King. Consequentemente, Nan ressignificou os limites de inteligibilidade do gênero e da sexualidade por meio do audiovisual, produzindo aquilo que nomeei, com base na teoria deleuze-guattariana, devir-sapatão.

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Biografia do Autor

Daniela Conegatti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutore em educação (UFRGS), graduade em comunicação social (UFRGS) e letras - inglês (Estácio de Sá). Professore da rede estadual de educação básica do Rio Grande do Sul. Integrante do NEMES/UFRGS (Grupo de Pesquisa em Mídia, Educação e Subjetividade). Experiência de mais de três anos como docente, nas áreas de direitos humanos, feminismos, gestão escolar, mídias, gênero e sexualidade. Experiência em docência também nas áreas de pesquisa científica em ciências humanas. 

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Publicado

2022-01-19 — Atualizado em 2022-01-27

Versões

Como Citar

Conegatti, D. (2022). Em face do anômalo: masculinidade, lesbianidade e performance Drag King em Amor na Ponta da Língua. Mídia E Cotidiano, 16(1), 130-152. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.50929 (Original work published 19º de janeiro de 2022)