A estética da mulher negra em anúncios para cabelos crespos

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.51972

Mots-clés:

mulheres, cabelo, preconceito, mídia

Résumé

O estudo aborda os discursos sobre a mulher negra por meio de anúncios de produtos para cabelos cacheados e crespos. Buscou-se analisar como o discurso é propagado por intermédio desta mídia específica nas postagens dos rótulos. Realizou-se pesquisa documental sobre dez marcas de produtos de beleza para cacheadas e crespas com base na Análise Crítica de Discurso a partir das categorias interdiscursividade, representação de atores sociais e metáfora. Os dados são apresentados a partir do predomínio da tipologia de cabelos, do discurso tecnológico e das cacheadas e da falsa noção de empoderamento. A pesquisa aponta como o racismo se manifesta na estética negra a partir da pauta sobre cabelo. Os anúncios estão em consonância com os estereótipos e preconceitos a respeito da mulher negra.

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Bibliographies de l'auteur

Camilla Araújo Lopes Vieira , Universidade Federal do Ceará

Pós Doutora em Psicanálise pela UERJ. Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. 

Isabela Farias, Centro universitário INTA - UNINTA

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Mestra em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. 

Claudenia Mesquita Barroso, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. 

Joyce Hilário Maranhão, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. Psicóloga Hospitalar do Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara.

Francisca Denise Silva Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

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Publiée

2022-05-27