Futuros Humanos: os corpos do amanhã
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/rmc.v17i1.53146Mots-clés:
ficção cientifica, imaginário, experiência sensível, cinema, futuroRésumé
Este artigo é resultado da pesquisa “Futuros Humanos: A percepção imaginária sobre as recriações do corpo humano, a partir da tecnologia, nos filmes futuristas”. A pergunta que guiou a intenção da pesquisa foi: a partir das imagens que criamos hoje nos filmes de ficção científica sobre o amanhã, quais os desejos, os medos, esperanças, anseios e expectativas temos apontado em nossa construção coletiva do imaginário do futuro? Ao todo foram estudados 83 filmes de um universo inicial de 167 obras catalogadas sobre essa temática. O objetivo inicial da pesquisa foi identificar processos de recriação do humano física e cognitivamente, observando tipos de hibridismo, tipos de criações de formas humanoides, e de mecanismos de humanização de máquinas, como também a emergência de novas subjetividades.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Paz e Terra. 2021.
HARAWAY, Donna. Antropologia Ciborgue. As Vertigens do pós-humano. 1991.
HEISE, Eloá. Fausto: a busca pelo absoluto. Revista Cult, n. 130, 2008.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. 6ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2013.
MARTINS, A.; DE LEON AGUIAR, Tássio José Ponce; DE PAIVA, Cláudio Cardoso. Humanos, Máquinas e Ciborgues no Cinema de Ficção Científica. Temática. João Pessoa: UFPB, v. 6, p. 1-15, 2010.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
ROBERTS, Adam. The history of science fiction. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2016.
SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista Famecos, v. 10, n. 22, p. 23-32, 2003.
SIBILIA, Paula. O Homem pós Orgânico – a alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
TUCHERMAN, Ieda. Fabricando Corpos: ficção e tecnologia. Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo. v. 3, n. 7. p.77-92. Jul. 2006. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/71 . Acesso em: 13 out. 2018.
WARBURG, Aby. História de fantasma para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras. 2015.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).