Os significados da cor preta postos em circulação pela publicidade no jornal Folha de S.Paulo (2020)
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.59298Mots-clés:
publicidade, cor preta, análise semióticaRésumé
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o processo de construção de significados para a cor preta. Com o objetivo de explicitar os significados engendrados para a cor preta, pela publicidade, no jornal Folha de S.Paulo, são apresentadas reflexões sobre o processo de construção social da cor preta; são descritos aspectos da coleta e seleção de dados desse jornal, de 2020; em seguida, peças publicitárias dessa amostra são analisadas por meio da aplicação de estratégias da semiótica peirceana. O artigo é relevante por fornecer subsídios para produtores, em geral, envolvidos com a linguagem visual.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
AULETE. O dicionário da língua portuguesa na internet. (2023). Disponível em: https://aulete.com.br/. Acesso em: 10 fev.2023.
BACCEGA, Maria Aparecida. O estereótipo e as diversidades. Comunicação & Educação. São Paulo. v. 5, n. 13, p. 7-14, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i13p7-14. Acesso em: 17 jan. 2020.
BARROS, Lilian Ried Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: SENAC, 2011.
BATISTA, Leandro Leonardo.; COSTA, Marco. Aurélio. Ribeiro. O racismo subentendido: a comunicação “politicamente correta” e seus efeitos em estereótipos e preconceitos. In: BATISTA, Leandro L.; LEITE, Francisco G. (org.). O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes/USP: Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, 2011, p.119-130.
BRASIL. Lei nº 12.288 de 20 de julho de 2010. Institui o estatuto da igualdade racial; altera as leis nºs 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. vigência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: 06 jan. 2021.
CHEVALIER, Jean.; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2019.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
DRIGO, Maria Ogécia; SOUZA, Luciana Coutinho P. de. Aulas de semiótica peirceana. Curitiba: Appris, 2021.
FOLHA DE S.PAULO. Publicidade – Escola de inglês. São Paulo, ano 99. n. 33191, 16 fev. 2020a, Caderno Estúdio Folha, p. 3. Disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=49064&anchor=6406951&origem=busca&originURL=&pd=b20a8f97015b9ef9bbff3eac5266a228. Acesso em: 16 fev. 2020.
FOLHA DE S.PAULO. Publicidade - TIGGO. São Paulo, ano 99. n. 33159, 15 jan. 2020b, Caderno Primeiro Caderno, p. A6-A7. Disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=49026&anchor=6138692&origem=busca&originURL=&pd=4a61d5fdd1226f9db93a047b7069d803. Acesso em: 15 jan. 2020.
FOLHA DE S.PAULO. Publicidade - Kiss FM. São Paulo, ano 100. n. 33339. 13 jul. 2020c, Caderno Primeiro Caderno, p. A7. Disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=49218&anchor=6415725&origem=busca&originURL=&pd=8dabd037414135d758b10d19180d98fe. Acesso em: 13 jul. 2020.
FOLHA DE S.PAULO. São Paulo, ano 100. n. 33248, 13 abr. 2020d, Caderno Cotidiano 2- Edição Nacional, p. B13. Professor, estimule seus alunos com o conteúdo que ainda não está nos livros. Disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=49126&anchor=6410658&origem=busca&originURL=&pd=2c66418d45e527f07b161c417daf5016. Acesso em: 13 abr. 2020.
FOLHA DE S.PAULO. Publicidade- FolhaMercado. São Paulo, ano 100. n. 33385. 28 ago. 2020e, Caderno Primeiro Caderno, p. A7. Disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=49264&anchor=6418165&origem=busca&originURL=&pd=845c1baa70610b730bbf57506115d245. Acesso em: 28 ago. 2020.
FRASER, Tom; BANKS, Adam. O essencial da cor no design. São Paulo: SENAC, 2013.
GIUSTA, Angela da Silva. Concepções de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.29, n. 1, p. 17-36, mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/y9JvZV8HZRFN3XtvJ8vf9Rk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jan. 2022.
HELLER, Eva. Psicologia das Cores. Como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2012.
LIPOVETSKY, Gilles e SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MARTINS, Carlos Augusto de Miranda e. Racismo Anunciado: o negro na publicidade no Brasil (1985-2005). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
MBEMBE, Achille. A crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2018.
PASTOUREAU, Michel. Preto: história de uma cor. São Paulo: Senac, 2011.
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.
PEIRCE, Charles S. The simplest Mathematics. HARTSHORNE, Charles; WEISS, Paul [Eds.]. Collected Papers of Charles Sanders Peirce, Cambridge: Harvard University Press, v.4, 1933.
SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: semiose e autogeração. São Paulo: Ática, 1995.
SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica? São Paulo: Brasiliense, 2007.
SANTAELLA, Lucia: NÖTH, Winfried M. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).