Monitoramento das eleições brasileiras de 2022: affordances das plataformas YouTube, Instagram, TikTok, Twitter e Facebook e os usos em campanhas digitais
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https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.59797Mots-clés:
Eleições Brasileiras de 2022, Plataformas, Affordances, Métodos Digitais, Comunicação PolíticaRésumé
Neste artigo, discutimos os resultados do monitoramento das eleições brasileiras de 2022 nas plataformas You Tube, Instagram, Tik Tok, Twitter/X e Facebook, a partir das affordances presentes em cada uma delas. Com base na revisão bibliográfica, propomos uma tipologia de affordances, classificando-as de acordo com sua aplicação em campanhas e fluxos de informações políticas. Em seguida, apresentamos os procedimentos metodológicos da coleta realizada, observando as affordances visíveis na arquitetura algorítmica das plataformas. Ao analisar os dados, identificamos e discutimos as affordances em cada plataforma e as formas como se vinculam com conteúdos políticos. Concluímos apontando como se configuram as estratégias específicas para cada ambiente, além de evidenciar a construção de uma narrativa mais ampla e tecida por uma maior gama de atores, na qual as plataformas participam de diferentes maneiras da sua composição.
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