Políticas culturais e “Cinema Para Todos”: reflexões e caminhos possíveis

Auteurs

  • Patrícia Gonçalves Saldanha Universidade Federal Fluminense - UFF (PPGMC - Dpto. de Comunicação / IACS)
  • Tatiane Mendes Universidade Federal Fluminense - UFF (PPGMC)

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https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9760

Mots-clés:

Cultura, Política, Cinema para Todos, Cineclube

Résumé

Este artigo é um desdobramento da dissertação de mestrado, defendida no PPGMC, que tem como base o projeto “Cinema para Todos” da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Pretende-se refletir sobre as possibilidades e limitações das políticas culturais relativas ao cinema na educação pública. Pensando o cinema como visão de mundo e a escola como espaço coletivo e político, seria tal iniciativa governamental realmente para todos? Além disso, sugere-se que as redes de cineclubes em escolas possam atuar como pontos de cultura, propondo-os como caminhos para realização de uma experiência transformadora do ethos e capaz de criar pontes entre os sujeitos, seus pares e suas realidades em um cenário onde a política cinematográfica é denominada como patrimônio nacional. Como metodologia de pesquisa utilizou-se um enfoque múltiplo, articulando a pesquisa de campo e revisão bibliográfica.

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Bibliographies de l'auteur

Patrícia Gonçalves Saldanha, Universidade Federal Fluminense - UFF (PPGMC - Dpto. de Comunicação / IACS)

Profª Adjunta 3 da Universidade Federal Fluminense do curso de Publicidade e Propaganda; Professora do quadro permanente do PPGMC /LaPA (Laboratório de Pesquisa Aplicada), Coordenadora do Laccops e membro fundador do INPECC (Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária)

Tatiane Mendes, Universidade Federal Fluminense - UFF (PPGMC)

Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense no  PPGMC (Programa de Pós -Graduação em Mídia e Cotidiano), membro do Laccops (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social)

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Publiée

2015-11-30

Numéro

Rubrique

Artigos Seção Temática