Alem de "Muito Alem do Cidadao Kane”: Entrevista com John Ellis
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v9i9.9790Mots-clés:
John Ellis, Muito Além do Cidadão Kane, Rede Globo, tecnologia, história da mídia.Résumé
O documentário televisivo “Muito Além do Cidadão Kane” foi exibido em 1993 pela emissora britânica Channel 4. Voltando-se para a figura do magnata Roberto Marinho e abordando o poder e a dominação que a Rede Globo exerce na sociedade e mídia brasileiras, o documentário nunca foi exibido na televisão deste país. Treze anos depois, em um momento de crise política e em que a discussão sobre as relações entre mídia e poder ainda se mostra muito relevante, a obra não parece datada. John Ellis atuou como co-produtor do filme e, junto com Simon Hartog, diretor que faleceu antes da exibição de “Muito Além do Cidadão Kane”, foi sócio da Produtora Large Door. Atualmente, John Ellis é professor no Departamento de Media Arts da Royal Holloway University of London. Nesta entrevista, concedida em seu escritório no centro de Londres, o professor John Ellis conta um pouco dos bastidores deste filme que é um sucesso entre aqueles que examinam o papel da Globo na história da mídia brasileira com um olhar mais crítico. Entre outros assuntos, ele também nos revela como foi a atuação da mídia britânica durante a cobertura do referendo no qual ficou decidido que o Reino Unido sairia da União Europeia (Brexit). Por fim, nos explica sobre seu projeto atual de pesquisa, batizado com a sigla ADAPT (The Adoption of New Technological Arrays in the Production of Broadcast), que pode ser descrito como uma “história com a mão na massa” das tecnologias de TV. Assim, sempre entrelaçadas, seguem as trajetórias de produtor e pesquisador do Professor John Ellis. Assim, também sempre entrelaçadas, são as relações entre tecnologia, mídia e poder.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).