O jornalismo e os dilemas da contemporaneidade: o eu, o aqui e o agora
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9802Mots-clés:
jornalismo, teorias do jornalismo, interesse público, individualismo, presentificação.Résumé
Forma de expressão que emerge no pensamento moderno, o jornalismo informativo também é atravessado pela denominada crise da modernidade. Historicamente, o campo jornalístico se desenvolveu entre dois polos: a ideologia profissional segundo a qual o jornalismo é um serviço público e a realidade histórica de ser um negócio lucrativo. A proposta deste artigo é compreender como as principais questões teóricas levantadas por autores que analisam os dilemas da Contemporaneidade – o esvaziamento do espaço público; a exacerbação do individualismo; o retorno das comunidades; a intensificação do presente – afetam o polo que relaciona a atividade jornalística ao interesse público. O trabalho conclui que os valores contemporâneos do “eu”, do “aqui” e do “agora” se manifestam no jornalismo pelas estratégias de valorização da primeira pessoa nas narrativas, das seções dedicadas ao noticiário hiperlocal e do culto ao “tempo real”.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
AGAMBEM, Giorgio. O que é o contemporâneo? Chapecó: Argos, 2009.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BARSOTTI, Adriana. Transformações contemporâneas nas práticas jornalísticas: o jornalista on-line como mobilizador de audiência. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2012.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DOSSE, François. História do estruturalismo: o campo do signo. Bauru: Edusc, 2007.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain. Realismo e ilusão: a cruzada contra o artifício. Líbero, São Paulo, n. 21, p. 61-68, 2008.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A atualidade no jornalismo. Trabalho apresentado ao GT Estudos de Jornalismo, no IX Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Porto Alegre, 2000.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
MARCONDES FILHO, Ciro. Comunicação & jornalismo: a saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker editores, 2000.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
PARISER, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SCHUDSON, Michael. Descobrindo a notícia: uma história social dos jornais nos Estados Unidos. Petrópolis: Vozes, 2010.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
TRAQUINA. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).