IMAGENS CRISTALIZADAS: A CONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS SOBRE AS FAVELAS
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9842Mots-clés:
Enquadramento, Imprensa, Favelas, Estereótipos.Résumé
Este artigo trata da construção por diferentes autores, entre eles a mídia, das representações das favelas como lugares perigosos, focos de criminalidade, que devem ser temidos - o que influencia o modo como também são representados os moradores desses espaços. O estudo discorre sobre as imagens construídas sobre a favela no Rio de Janeiro desde o seu surgimento, no fim do século XIX, que se cristalizaram em estigmas e estereótipos sobre este espaço, além de discutir um movimento no sentido de pluralizar os enquadramentos sobre as favelas na mídia.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
Références
ALVITO, 2006.
CAMPOS, 1988.
COIMBRA, 2001.
ENTMAN, 1994.
GITLIN, 1982.
GUIMARÃES, 1953.
HOHLFELDT, 1997.
MAIA; KRAPP, 2005.
OLIVEIRA; MARCIER, 2006.
MANSO, 2002.
PERLMAN, 1977.
PORTO, 2002.
RAMALHO, 2002.
RAMOS; PAIVA, 2007.
ROCHA, 2010.
SANTOS, 2001.
SILVA, 2005.
VALLADARES, 2005.
ZALUAR; ALVITO, 2006.
##submission.downloads##
Publiée
2017-12-20
Comment citer
Rocha, D. G. (2017). IMAGENS CRISTALIZADAS: A CONSTRUÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS SOBRE AS FAVELAS. Mídia E Cotidiano, 11(3), 6-24. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9842
Numéro
Rubrique
Artigos Seção Temática
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).