Entre nostalgia e solastalgia: reflexões com Katharina Niemeyer

Autori

  • Luciana Amormino UFMG/PUC Minas
  • Anna Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/x6ctwk63

Parole chiave:

solastalgia, nostalgia, memória

Abstract

A entrevista com a pesquisadora alemã-canadense Katharina Niemeyer busca aprofundar sua trajetória intelectual e afetiva nos campos da teoria da mídia, da memória e das temporalidades, com ênfase nas relações entre nostalgia, solastalgia e criação coletiva. Ao refletir sobre sua formação e experiências acadêmicas e pessoais, Niemeyer articula saberes filosóficos e sensíveis para pensar como as mídias moldam modos de lembrar, esquecer e sentir. A conversa também aborda o projeto Solastalgies Créatrices, realizado nas Ilhas Magdalen (Canadá), onde Niemeyer investiga, em colaboração com Amandine Alessandra, Magali Uhl, Célia Forget e comunidade local, formas de narrar perdas ambientais e afetivas por meio de práticas participativas de memória. Ao diferenciar nostalgia e solastalgia, a pesquisadora propõe uma escuta atenta aos afetos coletivos e à criação de espaços de memória orientados ao futuro.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Luciana Amormino, UFMG/PUC Minas

    Doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG. Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

  • Anna Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Pubblicato

2025-10-07

Come citare

Entre nostalgia e solastalgia: reflexões com Katharina Niemeyer. (2025). Mídia E Cotidiano, 19(3), 269-278. https://doi.org/10.22409/x6ctwk63