Carnavalização bakhtiniana e o arquétipo bobo da corte na produção de sentido nas mídias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.49672

Palavras-chave:

Carnavalização. Arquétipo. Riso medieval. Porta dos Fundos.

Resumo

A noção de arquétipo, muito utilizada na publicidade, denomina O Bobo da Corte quando aplica a comédia e o humor em sua linguagem, como estímulo à absorção do caos do mundo de forma extrovertida. Contém elementos com que Mikhail Bakhtin estabelece um dos pilares da Teoria da Carnavalização: o riso medieval. Esses conceitos, embora criados em épocas distantes, podem ser observados na mídia contemporânea com o mesmo propósito. O presente trabalho analisa o diálogo entre o arquétipo Bobo da Corte e o riso medieval bakhtiniano nas emissões efetuadas pela produtora Porta dos Fundos.

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Biografia do Autor

Miguel Luiz Contani, UEL _ Londrina

Docente do Departamento de Comunicação e dos programas de Pós-Graduação em Comunicação e Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Nattalia Todeschini Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Publicitária e docente do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz em Cascavel/PR. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Esther Gomes de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da linguagem da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo/USP.

Referências

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Contani, M. L., Todeschini Vieira, N., & Gomes de Oliveira, E. (2021). Carnavalização bakhtiniana e o arquétipo bobo da corte na produção de sentido nas mídias. Mídia E Cotidiano, 15(3), 232-254. https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.49672