Fascismo à brasileira em O som ao redor e O animal cordial: desestabilização e autoritarismo no cinema brasileiro pré-Bolsonaro

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DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.53218

Parole chiave:

Autoritarismo, Fascismo, Cinema brasileiro, O som ao redor, O animal cordial

Abstract

Este artigo pretende compreender como o autoritarismo e a intolerância que pautaram a conjuntura sociopolítica brasileira nos anos 2010 estão presentes nos filmes produzidos nela, a partir da análise de O som ao redor e O animal cordial. Para tanto, é dividido em três partes. Na primeira, é construído um marco teórico sobre a formação sociopolítica brasileira, a partir de autores como Holanda (1995) e Schwarcz (2019), e sobre como, no país que emerge desta formação, pode-se pensar um retorno do fascismo, com base em teóricos como Albright (2018), Finchelstein, (2019), Stanley (2020) e Griffin (1991). Na segunda e na terceira partes, são desenvolvidas as análises de O som ao redor e O animal cordial, respectivamente, em diálogo com o marco teórico desenvolvido na primeira sessão.

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Biografie autore

Guilherme Fumeo Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra o ARTIS - Grupo de Pesquisa em Estética e Processos Audiovisuais e o Laboratório de Investigação de Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS). 

Daniel Ricardo Feix, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista (PUCRS, 2000), mestre em Comunicação (PUCRS, 2018), doutorando no PPGCOM/UFRGS. Editor e crítico de cinema no jornal Zero Hora, autor da biografia Teixeirinha – Coração do Brasil (Ed. Diadorim, 2019). 

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Pubblicato

2022-05-27

Come citare

Almeida, G. F. ., & Feix, D. R. (2022). Fascismo à brasileira em O som ao redor e O animal cordial: desestabilização e autoritarismo no cinema brasileiro pré-Bolsonaro. Mídia E Cotidiano, 16(2), 129-150. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.53218