O podcast de audiodrama em resposta à nova demanda por escuta imersiva
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.58485Parole chiave:
Podcast, Imersão, Interpretação, Narrativa ComplexaAbstract
O presente artigo discute o ressurgimento dos podcasts nos últimos anos como uma resposta à crescente demanda da audiência por produções que permitam a imersão em mundos virtuais. Por meio da análise do podcast Homecoming (2016-2017), que consideramos um exemplo desse novo momento, abordamos elementos que agem como vetores da imersividade, como potencialidade expressiva por meio da linguagem sonora, narrativa complexa e interpretação. Associamos essa demanda e a forma sofisticada da produção ao momento contemporâneo, quando novos hábitos de escuta emergem, descolando-se da tradição institucionalizada do rádio por antena.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARNHEIM, Rudolf. Estética radiofónica. Barcelona: Gustavo Gili, 1980.
BALSEBRE, Armand. El lenguage radiofónico. Madrid: Cátedra, 2007, 5ª edição.
BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan-abr/2020. Disponível em: https://bit.ly/3iD02tP. Acessado em: 31 ago. 2020.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Massachusetts, EUA: MIT Press, 2000
COSTA, Cristina. Ficção, Comunicação e mídias. São Paulo: Senac, 2019, versão Kindle.
CRISELL, Andrew. Understanding radio. Londres, Nova York: Routledge, 1994, 2a. ed.
CROOK, Tim. Radio Drama: Theory and practice. Londres: Nova York: Routledge, 1999, edição eletrônica.
DIDEROT, Denis. Textos escolhidos. Coleção Os Pensadores. Traduções e notas de Marilena de Souza Chauí, J. Guinsburg. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
DOWLING, David O.. Immersive Longform Storytelling: Media, Technology, Audience. Nova York: Routledge, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9780429488290. Acesso em 07 maio 2023
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das letras, 1994.
EDISON RESEARCH. The Infinite Dial 2022. S.i.: Edison Research, 2022. Disponível em: https://cutt.ly/S6yqjSg. Acesso em 07 maio 2023.
FERNANDEZ, Maria Elena. How Homecoming made the jump from podcasting to prestige tv. Vulture. 9 nov. 2018. Disponível em: https://cutt.ly/g6yqd4s. Acesso em: 18 abr. 2023.
FERRARETTO, Luiz Artur. O hábito de escuta: pistas para a compreensão das alterações nas formas do ouvir radiofônico. Ghrebh - Revista de Comunicação Cultura e Teoria da Mídia, v. 9, n.1, p. 106-131, 2007. Disponível em: https://cutt.ly/A6yqhqL. Acesso em 07 maio 2023
GAMBARO, Daniel. Experiências midiatizadas de escuta: Como o rádio se insere no ecossistema midiático atual. Revista FAMECOS, v. 28, n. 1, p. e37141, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.3714. Acesso em 05 jul. 2022.
GAMBARO, Daniel; FERRAZ, Nivaldo. Do radiodrama ao podcast: Em busca de um referencial teórico para analisar novas peças dramatúrgicas. Comunicação Pública, v. 16, n. 31, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34629/cpublica.50. Acesso em: 28 ago. 2023.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação de conteúdo. São Paulo: Summus, 2001, 4ª ed.
HOOVER, Victoria. The Missing Narrator: Fictional Podcasting and Kaleidosonic Remediation in Gimlet’s Homecoming. Journal of Radio and Audio Media, v. 27, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/19376529.2020.1762195. Acesso em 20 jul. 2021.
HUHTAMÄKI, Harri. The five ways of the radio: paradox-dramaturgical fractions. S.l.: s.n., 1992.
JANAY, Paula. Podcasters e seus ouvintes: Afetos, engajamentos identitários e disputas sobre o fenômeno dos podcasts. Comunicação Pública, v. 16, n. 31, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34629/cpublica.68. Acesso em: 7 mai. 2023.
KANTAR IBOPE MEDIA. Inside Radio 2022. S.i: Kantar Ibope Media, 2022. Disponível em: https://kantaribopemedia.com/conteudo/estudo/inside-radio-2022/. Acesso em 03 mai 2023.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Cultura da Portabilidade: novos usos do rádio em mídia sonora. Observatório (OBS*), v.3, n. 1, 2009. Disponível em: https://cutt.ly/E6yqxKJ. Acesso em 01 maio 2023
KLIPPERT, Werner. Elementos da peça radiofônica. In: SPERBER, George Bernard (org). Introdução à peça radiofônica. São Paulo: EPU, 1980, p. 11-110.
KISILOWSKA-SZURMIŃSKA, Małgorzata. Binging – a Fad or a Permanent Change in Media Consumption? A Critical Literature Review. Zeszyty Prasoznawcze, v. 65, n. 3 (251), p. 73–82, 28 set. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4467/22996362PZ.22.028.15955. Acesso em 05 mar 2023.
LOPEZ, Debora Cristina. Novo rádio, velhas narrativas: apropriações estéticas na ficção e no jornalismo sonoros. Covilhã: LabcomBooks, 2022.
LOPEZ, Debora Cristina; GAMBARO, Daniel; FREIRE, Marcelo. BINGE LISTENING: Dimensões do consumo de áudio em podcasting. In: ANAIS DO 32° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2023, São Paulo. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: https://cutt.ly/Qwj6Bbti. Acesso em: 28 ago. 2023.
LÓPEZ VIGIL, José Ignacio. Manual urgente para radialistas apaixonados. São Paulo: Paulinas, 2004.
MCLEISH, Robert. Produção de Rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.
MITTELL, Jason. Complex TV: The poetics of contemporary television storytelling. Nova York, Londres: New York University Press, 2015.
OLMEDO-SALAR, Silvia; LÓPEZ-VILLAFRANCA, Paloma. Análisis comparativo de ‘podcasts’ y series televisivas de ficción. Estudio de casos en España. Index Comunicación, v. 9, n. 2, p. 183–213, 30 jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.33732/ixc/09/02Analis. Acesso em: 18 abr. 2023.
PONGS, Hermann. Cinema e rádio. In: SPERBER, George Bernard. (org). Introdução à peça radiofônica. São Paulo: EPU, 1980, p. 113-115.
ROSENFELD, Anatol. Brecht e o teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2012.
SANTOS, Patricia Consciente Pereira dos. A Criação de Ambientes Através do Som: caminhos imersivos no podcast de storytelling ficcional “Contador de Histórias”. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) UFOP, Mariana, 2022. Disponível em: https://cutt.ly/b6yqcD1. Acesso em 07 mai 2022
SARAIVA, Leandro; CANNITO, Newton. Manual de roteiro: ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e TV. São Paulo: Conrad Editoras do Brasil, 2009
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
SILVA, Sérgio Pinheiro da; SANTOS, Régis Salvarini. O que faz sucesso em podcast?: Uma análise comparativa sobre os podcasts mais populares no Brasil e nos Estados Unidos em 2019. Radiofonias, v. 11, n. 1, 3 jul. 2020. Disponível em: https://cutt.ly/8LegskE. Acesso em 31 maio 2022.
VAN DIJCK, Jose. Datafication, dataism and dataveillance: Big Data between scientific paradigm and ideology. Surveillance & Society, vol. 12, n.2, p.197-208, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.24908/ss.v12i2.4776. Acesso em 20 jul. 2021.
VIANA, Luana. Jornalismo narrativo em podcasting: imersividade, dramaturgia e narrativa autoral. 2022. Tese (Doutorado Comunicação) – UFJF, Juiz de Fora, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00030. Acesso em 07 mai. 2022.
VICENTE, Eduardo. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. In SOARES, Rosana Soares de; SILVA, Gislene. (org.). Emergências periféricas em práticas midiáticas. São Paulo: ECA/USP, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.11606/9788572052054. Acesso em 07 mai 2023.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia da Arte. Martins Fontes: São Paulo, 1999.
WALL, Tim. Som de Rádio. Trad. Daniel Gambaro. Novos Olhares, v.12, n.1, p.16-28, 2023. Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.209798. Acesso em 28 ago 2023.
WARREN, Steve. Radio: The book. Nova York, Londres: Focal Press, 2013, 4ª. Ed., Versão Kindle.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).