“Afroconveniente”... A autodeclaração racial na campanha eleitoral de 2022: uma análise das publicações no Twitter sobre a controvérsia de ACM Neto na Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.59772Parole chiave:
autodeclaração racial, campanha eleitoral, identidade racial, Twitter, processamento de linguagem naturalAbstract
Neste artigo, analisamos as publicações feitas no Twitter acerca da controvérsia em torno da autodeclaração racial de ACM Neto, candidato ao cargo de governador da Bahia em 2022. A metodologia empregada consiste em uma análise utilizando processamento de linguagem natural, com o intuito de identificar temas e percepções. A polêmica surgiu depois que ACM Neto se autodeclarou como “pardo” e apareceu bronzeado em uma entrevista, levantando questionamentos sobre os critérios do IBGE. Os resultados evidenciam um debate acirrado no Twitter, que questiona a sua representatividade e o acusa de oportunismo político. A análise expõe um debate público acerca da sinceridade, posicionamentos políticos e oportunismo de ACM Neto em relação ao tema racial, ressaltando a crescente importância da dimensão racial e étnica no âmbito do debate político-eleitoral.
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