IA generativa: mudanças nas práticas jornalísticas brasileiras a partir da análise de políticas de uso
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66677Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, Jornalismo, Políticas de Uso de IA, Teoria Ator-Rede, Human-Machine CommunicationResumo
Este trabalho tem como objetivo identificar de que forma as práticas jornalísticas estão sendo impactadas pela Inteligência Artificial Generativa. Para isso, tem como suporte teórico a teoria Ator-Rede e a Human-Machine Communication. Conduziu-se uma pesquisa com base em análise de conteúdo categorial das políticas de uso de IA publicadas por nove veículos jornalísticos brasileiros nos anos de 2023 e 2024, apoiada em outros métodos como a revisão bibliográfica. Observa-se o surgimento de novas práticas jornalísticas com a incorporação de um novo ator tecnológico, a ampliação da divisão de tarefas entre humanos e máquinas no processo de produção de conteúdo e a supressão e a adição de tarefas aos jornalistas humanos. Percebe-se também a incorporação da tecnologia em todas as etapas do processo jornalístico, com destaque para a produção de conteúdo.
Downloads
Referências
BECKETT, C; YASEEN, M. Generating Change A global survey of what News organisations are doing with AI. London: LSE, 2023.
CANAVILHAS, João. Jornalismo sem jornalistas? Responde a Inteligência Artificial. In Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2023/2024: Lusofonias e decolonialidade, 2024. Disponível em: https://www.lusocom.net/wp-content/uploads/2024/12/3_2_canavilhas.pdf
CANAVILHAS, J., IOSCOTE, F., & GONÇALVES, A. Artificial Intelligence as an Opportunity for Journalism: Insights from the Brazilian and Portuguese Media. Social Sciences, 13(11), 590, 2024. https://doi.org/10.3390/socsci13110590.
CANAVILHAS, J.; BIOLCHI, B. Inteligência Artificial e Transparência no Jornalismo. Mídia e Cotidiano, v. 18, n. 2, p. 43-64, 29 maio 2024.
DEUZE, Mark; BECKETT, Charlie. Imagination, Algorithms and News: Developing AI Literacy for Journalism, Digital Journalism. p. 1913-1918, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2022.2119152.
DIAKOPOULOS, Nicholas. Automating the news: How algorithms are rewriting the media. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2019.
GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Editora Ortiz, 1997.
GUZMAN, A.L; LEWIS, S.C. Artificial intelligence and communication: A Human– Machine Communication research agenda. Sage Journals. Vol. 22. Issue 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444819858691.
GUZMAN, A.L. What is human-machine communication, anyway? In GUZMAN, A. L (Ed.). Human-machine communication: Rethinking communication, technology, and ourselves. New York, NY: Peter Lang, p. 1-28, 2018.
IOSCOTE, Fábia. IA Generativa: potencial e limitações dos Large Language Models e prompts na produção de notícias. Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 12, n. 20, p. 59-80, 2024.
KALOTA, Faisal. A Primer on Generative Artificial Intelligence. Education Sciences, 14(2), 172, 2024. https://doi.org/10.3390/educsci14020172.
KAPLAN, Jerry. Generative Artificial Intelligence: what everyone needs to know. Oxford University Press, 2024.
KOIVISTO, M; GRASSINI, S. Best humans still outperform artificial intelligence in a creative divergent thinking task. Scientific Reports 14, 4239, 2024. DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-024-54745-y.
JI, Eugene Yu. Large Language Models: a Historical and Socio-cultural Perspective. Cognitive Science, 48, e13430, 2024. https://doi.org/10.1111/cogs.13430.
LATOUR, Bruno. On technical mediation - philosophy, sociology, genealogy. Common Knowledge 3 (2):29-64, 1994.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012; Bauru, São Paulo: Edusc, 2012.
LATOUR, B. Mixing Humans and Nonhumans Together: The Sociology of a Door- Closer. Social Problems, 35(3): 298-310, 1988.
LEWIS, Seth C; GUZMAN, Andrea L; SCHMIDT, Thomas R. Automation, Journalism, and Human–Machine Communication: Rethinking Roles and Relationships of Humans and Machines in News. Digital Journalism, p. 409-427, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2019.1577147.
LEWIS, Seth; WESTLUND, O. Mapping the human–machine divide in journalism. In WITSCHGE et al. The SAGE Handbook of Digital Journalism. SAGE Publications Ltd, 2016, p. 341-353. DOI: https://doi.org/10.4135/9781473957909.
NISHAL, Sachita; DIAKOPOULOS, Nicholas. Envisioning the Applications and Implications of Generative AI for News Media. arXiv preprint arXiv:2402.18835. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.2402.18835.
MARASSI, Alessandra Barros; NUNES, Mirian Meliani. “IA, por favor, faça essa tarefa por mim”: inteligência artificial generativa nos ambientes de trabalho. Organicom, ano 21, n. 44, janeiro/abril, 2024.
NASS, C; STEUER, J; TAUBER, E. R. Computers are social actors. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI '94). Association for Computing Machinery. New York, NY, USA, p. 72–78. DOI: https://doi.org/10.1145/191666.191703.
PÉREZ-DASILVA et al. Perfiles digitales de los periodistas vascos y diálogo con las audiencias. Universidad del País Vasco, 2021.
PRIMO, Alex; ZAGO, Gabriela. Who And What Do Journalism? An actor-network perspective. Digital Journalism, 3:1, p. 38-52, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/21670811.2014.927987
REEVES, Joshua. Automatic for the people: the automation of communicative labor, Communication and Critical/Cultural Studies, 13:2, p. 150-165, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/14791420.2015.1108450.
RUSSELL, S; NORVIG, J. Artificial Intelligence: a modern approach. United Kingdom: Pearson, 2022.
SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/6542/1/Analise_de_conteudo_categorial_final.pdf
SHARIFZADEH, Rahman. Technology, Agency and Decision. Journal: Strategy for Culture. 9 (34), p. 115-136, 2016. Disponível em: https://www.jsfc.ir/article_34102.html
SHARIFZADEH, Rahman. Do artifacts have morality? Bruno Latour and ethics of technology. Philosophy of Science. 9 (18), 69-86, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.30465/ps.2020.4546
SILVA, F; PAULINO, R; IJUIM, J. Uma reflexão sobre a produção de conhecimento no jornalismo no contexto da inteligência artificial generativa. Asas da Palavra. v, 21, n1, 2024. Disponível em: https://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/article/view/3392
SOLANKI, Shivan R; KHUBLANI, Drupad K. Generativa Artificial Intelligence: Exploring Power and Potential of Generative AI. Apress, 2024. DOI: https://link.springer.com/book/10.1007/979-8-8688-0403-8
SROUR, Solange. Greve de Hollywood traz lições sobre regulação da inteligência artificial. Folha de S. Paulo. 4 Out. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/solange-srour/2023/10/greve-de-hollywood-traz-licoes-sobre-regulacao-da-inteligencia-artificial.shtml
TÚÑEZ-LÓPEZ, J. M; FIEIRAS CEIDE, C; VAZ-ÁLVAREZ, M. Impact of Artificial Intelligence on Journalism: transformations in the company, products, contents and professional profile. Communication & Society, 34(1), p. 177-193, 2021.
ZAMITH, R.; BRAUN, J.A. Technology and journalism. In: VOS, T.P; HANUSH, F. (Eds). The International Encyclopedia of Journalism Studies. New York: JohnWiley & Sons, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).