O Facebook como instrumento para a construção do senso comum on-line
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v2i2.9688Abstract
O artigo visa expor como uma comunidade virtual pode portar-se como construtora de um senso comum (Berger e Luckmann), formando uma autoridade cultural (Zelizer) por meio das ferramentas digitais disponíveis em redes sociais (Recuero). Para tal estudo, o enfoque foi feito na comunidade JornalistasRJ observando os conceitos: comunidade (Bauman), interação social (Berger e Luckmann), pertencimento (SÁ), ritual de marcação (Douglas) e Comunicação Mediada pelo Computador (Recuero).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANTOUN, Henrique (org.). Web 2.0: Participação e vigilância na era da comunicação distribuída. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1998.
BERGER, Peter e LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2011.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. O Mundo dos Bens: para uma Antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso, 21ª edição. São Paulo: Loyola, 2011.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina , 2008.
PALACIOS, Marcos. Cotidiano e Sociabilidade no Ciberespaço: Apontamentos para Discussão. In: O Indivíduo e as massas: Ensaios sobre Comunicação, Política, Arte e Sociedade no Mundo Contemporâneo. FAUSTO NETO, Antônio e JOSÉ PINTO, Milton. RJ: Diadorim, 1996.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2010.
_______________ A conversação em rede: Comunicação medida pelo Computador e Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
SÁ, Simone. O Samba em Rede: Comunidades Virtuais, dinâmicas identitárias e carnaval carioca. Rio de Janeiro: E-papers, 2005.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
ZELIZER, Barbie. Covering the body: lhe Kennedy assassination, the media, and the shaping of collective memory. Chicago & London: University of Chicago Press, 1992. 299p Cap. 1: Introduction: narrative, collective memory and journalistic authority. p. 1-13. Traduzido para o português por MTGF de Albuquerque. Rev. técn. de A. de Albuquerque.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).