Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta

Autori

  • Joseane Janner Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Tiago Ricciardi Correa Lopes Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Gustavo Daudt Fischer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9796

Parole chiave:

advergame, gamificação, marketing

Abstract

O presente artigo aborda o uso aplicado dos conceitos de advergame e gamificação em estratégias de marketing. Para tanto, além da revisão teórica sobre os referidos conceitos, é proposto um estudo de caso do Game Conecta, ação promocional desenvolvida pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos para divulgação do vestibular  (ocorrido em novembro de 2012). A partir deste caso, são descritos e analisados os elementos de advergame e gamificação utilizados. Como resultados alcançados, observou-se que os conceitos teóricos referenciados ao longo do texto estão presentes em várias etapas da  ação Game Conecta; ainda, a partir deste estudo, foi realizada uma avaliação de resultados e proposição de melhorias para as próximas ações de comunicação voltadas ao engajamento de públicos do vestibular.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Joseane Janner, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Coordenadora de Marketing Digital da Unisinos.

Tiago Ricciardi Correa Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Comunicação, professor Escola da Indústria Criativa da Unisinos.

Gustavo Daudt Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

Riferimenti bibliografici

CAPPO, Joe. O futuro da propaganda: nova mídia, novos clientes, novos consumidores na era pós-televisão. São Paulo: Cultrix, 2006.

COBERTURA: Games envolvem públicos e podem ser muito educativos. ABERJE Comitê de Comunicação Digital. São Paulo, 28 jul. 2011. Disponível em: <http://www.aberje.com.br/acervo_not_ver.asp?ID_NOTICIA=5032&EDITORIA=Comit%EAs%20Aberje>. Acesso em: 1 out. 2013.

DAHL, Stephan; EAGLE, Lynne; BÁEZ, Carlos. Analysing Advergames: Active Diversions or Actually Deception. Middlesex University Business School: Social Science Research Network, 2006. Disponível em: <http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=907841>. Acesso em: 1 out. 2013.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.

KEMPT, Chris. Advergames / Natural Selecion in the Online Ecosysem. Contagious, 2009. Disponível em: <http://www.kempt.co.uk/articles/Contagious_Sept_09_Advergames.pdf>. Acesso em: 26. set 2013.

IAB. In-Game Advertising Measurement Guidelines, 2009. Disponível em: <http://www.iab.net/media/file/ingame-guidelines-final.pdf>. Acesso em: 3 out. 2013

IAB. Platform status report: Game Advertising, 2010. Disponível em: <http://www.iab.net/media/file/IAB-Games-PSR-Update_0913.pdf>. Acesso em: 3 out. 2013

WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. For the win: how game thinking can revolutionize your business. Philadelphia: Wharton Digital Press, 2012.

YIN, Robert K. Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2. Ed. São Paulo: Bookman,

ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. O'Reilly Media, 2011. Disponível em: < http://it-ebooks.info/book/570/>. Acesso em: 20 jun. 2013

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-12-23

Come citare

Janner, J., Lopes, T. R. C., & Fischer, G. D. (2016). Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta. Mídia E Cotidiano, 10(10), 83-97. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9796

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção Temática