IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014

Autori

  • Silvia Helena Belmino Professora da Universidade Federal do Ceará
  • Emylianny Brasil da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Luminita Mandache Doutoranda pela Universidade do Arizona

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9811

Parole chiave:

Marca, Conjunto Palmeiras, Pesquisa-ação, Consumo.

Abstract

A motivação deste estudo foi compreender o uso de estratégias de comunicação e marketing de lugar (KOTLER et al, 2006), pela comunidade periférica do Conjunto Palmeiras, bairro com o pior IDH e apontado nas pesquisas do estado como o mais violento da cidade de Fortaleza. Neste artigo apresentamos uma das oficinas com jovens adolescentes sobre a criação de uma identidade visual para complementar a inserção do bairro na Copa do Mundo FIFA 2014. Utilizou-se como método neste trabalho a pesquisa-ação (Tripp, 2005), com objetivo de refletir sobre a prática das atividades realizadas pelo grupo. Concluiu-se que ao representar-se por meio da criação de uma marca, o bairro é direto e repetitivo nas fórmulas e busca ser visto como um local de valores distantes da imagem comumente atrelados ao lugar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Silvia Helena Belmino, Professora da Universidade Federal do Ceará

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasilia, professora do Curso de Comunicação Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará- UFC e professora permanente do PPGCOM - UFC.

Emylianny Brasil da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Comunicação e Linguagens pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Luminita Mandache, Doutoranda pela Universidade do Arizona

Doutoranda em Antropologia Sociocultural na Escola de Antropologia da Universidade do Arizona, com um mestrado em Antropologia Sociocultural da Universidade Católica de Lovaina.

Riferimenti bibliografici

AAKER. David. Construindo marcas fortes. São Paulo. Bookman. 2007.344p.

ALVAREZ, Sonia. Beyond NGO-ization? Reflections from Latin America. Development, v. 52, n.2, pp. 175-184, 2009.

ALVAREZ, Robert. The price of Glory: a socio-economic analysis of the 2014 FIFA World Cup in Fortaleza, Tesis de Maestrado, Department of Latin American Studies, University of Arizona, 2016.

ALVES, Pedro. Não vai ter Copa: protestos em Fortaleza já têm 152 mil convidados, a 9 dias do mundial. Disponivel em:

Available at: http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/politica/nao-vai-ter-copa-protestos-em-fortaleza-ja-tem-152-mil-convidados-9-dias-mundial/. Acesso em 18 dezembro 2015.

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de consumo. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Elfos; Lisboa: Edições 70, 2007. 213p.

BAUMAN,Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 199p.

BELMINO Freitas, Silvia Helena, BRASIL da Silva, Emylianny, CENDI Vale de Carvalho, Alissa. Cidade- sede da Alegria: A Fortaleza da Copa do Mundo nas Paginas do Jornalismo Local. Revista Eptic, v. 18, n.1, pp. 100-118, 2016.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos. 3a ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco. 1986.126p.

DALTON, George. Primitive Mone., In DALTON, George (ed.). Tribal and Peasant Economies. Readings in Economic Anthropology. New York: The Natural History Press, 1967.

DAMO, Arlei Sander . O desejo, o direito, o dever - A trama que trouxe a Copa no Brasil. Tema Polemicos, pp. 41-81, 2012.

FORTUNA, Vania Oliveira. Cidade e Megaeventos. Espectaculo midiatico, explosao de sentidos. In: VI CONGRESO DOS ESTUDANTES DE POS-GRADUACAO EM COMUNICACAO. Rio de Janeiro, pág. 1-15, 2006.

FREITAS, Ricardo Ferreira, LINS, Flavio & CARMO DOS ANTOS, Maria Helena. Megaventos: motores de transformacao social. In: ASSOCIACAO NACIONAL DE PROGRAMAS EM POS-GRADUACAO EM COMUNICACAO, Universidade Nacional do Para pág. 1-17, 2006.

GUEDES, Simoni Lahud. "O Brasil nas Copas do Mundo: tempo "suspenso" e historia". In: REUNIAO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, Gramado, 2002.

HOLCHESTETLER, Kathryn. Democratizing Pressure from Below? Social Movements in the New Brazilian Democracy. In KINGSTONE, Peter & POWER, Thimoty (eds.). Democratic Brazil: Actors, Institutions and Processes, Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2000.

IBGE [Online] Available at: ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2015/estimativa_dou_2015_20150915.pdf [Acesso em 11 Junho 2016]

IPCE [Online] Available at: http://www.ipece.ce.gov.br/apenas-7-da-populacao-de-fortaleza-concentram-26 [Acesso em 11 Junho 2016].

KOTLER, P.; GERTNER, D.; REIN, I; HAIDER, D. H., Marketing de Lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall 2006.

KOTLER, Philip e KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Trad.: Mônica Rosemberg, Claudio Freire e Brasil Ramos Fernandes. São Paulo: Pearson, 2006.

KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das imagens. Sao Paulo: Aleph, 2001.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 402 p.

MELO, Joaquim. Viva a Favela:os pobres assumem seu próprio destino. Sao Paulo: Ideia e Letras, 2014.

MELUCCI, Alberto. New Social Movements: a Theoretical Approach, Theory and Methods, v. 19, n. 2, pp. 199-226, 1980.

PALEY, Julia. Marketing Democracy: Power and Social Movements in Post-Dictatorship Chile. Berkeley: University of California Press, 1999.

PARRY, Jonathan, BLOCH, Maurice (eds.). Money and the morality of exchange. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

PELRMAN, Janice. The myth of marginality. Urban poverty and politics in Rio de Janeiro. Berkeley: University of California Press, 1976.

PERRY, Kaisha-Khan. Black Women against the Land Grab. The Fight for Racial Justice in Brazil. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2014.

RIOS. Kênia Sousa. Campos de Concentração no Ceará: isolamento e poder na seca de 1932. Fortaleza: Museu do Ceará/Secretaria da Cultura do Ceará, 2006.112p.

SÁNCHEZ, Fernanda. A reinvenção das cidades para um mercado mundial. 2. ed. Chapecó, SC: Argos, 2010. 555 p.

SERPA, Angelo. Lugar e Mídia. São Paulo: Contexto: 2011. 184p.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-05-17

Come citare

Belmino, S. H., da Silva, E. B., & Mandache, L. (2017). IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014. Mídia E Cotidiano, 11(1), 46-65. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9811