A saúde em jogos de entretenimento: análise da produção de sentidos em dois jogos digitais
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i2.10066Palavras-chave:
Comunicação e Saúde, Jogos e Saúde, jogos digitais, Análise de DiscursosResumo
Neste trabalho analisamos a produção de sentidos de saúde em jogos digitais, tomando-os como novos espaços de comunicação. Para tanto, selecionamos dois jogos de sucesso de público e crítica - BioShock e Deus Ex: Human Revolution, classificados como gênero de “tiro em primeira pessoa” e investidos de narrativas de ficção científica. A metodologia se baseou na produção de um dispositivo de análise composto por uma matriz conceitual da saúde, uma matriz analítica de jogo, apropriações da autoetnografia e da participação observante, complementada por aportes da Análise de Discursos. Concluímos que os sentidos de saúde podem emergir tanto da dimensão ficcional quanto das regras e mecânicas de jogo, em um funcionamento entrelaçado e complementar.
Downloads
Referências
AARSETH, E. Computer Game Studies, Year One. Game Studies, v. 1, n. 1, 2001. Disponível em: <http://gamestudies.org/0101/editorial.html>. Acesso em: 28 maio. 2016.
ALMEIDA FILHO, N. O que é saúde? Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.
BANGEMAN, E. Growth of gaming in 2007 far outpaces movies, music. Disponível em: <https://arstechnica.com/gaming/2008/01/growth-of-gaming-in-2007-far-outpaces-movies-music/>. Acesso em: 23 maio. 2018.
BARRIENTOS-GUTIÉRREZ, T.; BARRIENTOS-GUTIÉRREZ, I.; REYNALES-SHIGEMATSU, L. M.; THRASHER, J. F.; LAZCANO-PONCE, E. Se busca mercado adolescente: Internet y videojuegos, las nuevas estrategias de la industria tabacalera. Salud Publica de Mexico, v. 54, n. 3, p. 303–314, 2012.
BATEMAN, C. Chaos ethics. London and Portland: Zero Books, 2014.
BLOMKAMP, N. ElysiumEstados UnidosTriStar Pictures, , 2013. .
BOGOST, I. Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames. Cambridge: MIT Press, 2007.
BROOKSBY, A. Exploring the representation of health in videogames: a content analysis. CyberPsychology & Behavior, v. 11, n. 6, p. 771–773, 2008. Disponível em: <http://www.liebertonline.com/doi/abs/10.1089/cpb.2007.0007>.
CARVALHO, F. G. Sentidos da saúde em jogos digitais. 2016. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, 2016. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24167>.
CHANG, H. Autoethnography: raising cultural consciousness of self and others. In: WALFORD, G. (Ed.). Methodological Developments in Ethnography (Studies in Educational Ethnography, Volume 12). [s.l.] Emerald Group Publishing Limited, 2007. p. 207–221.
FORSYTH, S. R. Virtually smoking: exploring player perception of tobacco content in video games. 2016. University of California, 2016.
JENKINS, H. “The tomorrow that never was”: retrofuturism in the comics of Dean Motter (Part One). Disponível em: <http://henryjenkins.org/2007/06/the_tomorrow_that_never_was_re.html>. Acesso em: 2 maio. 2018.
JUUL, J. Half-Real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds. Cambridge: The MIT Press, 2011.
LUZ, M. T. Natural, racional, social: razão médica e racionalidade científica moderna. Rio de Janeiro: Campus, 1988.
MORRIS, E.; HARVEY, S. Transcript: Rayguns! Steampunk FictionCoyote Con, 2010. . Disponível em: <https://archive.li/TKUaa#selection-261.69-261.72>. Acesso em: 27 maio. 2018.
NICCOL, A. Gattaca - Experiência GenéticaEstados UnidosColumbia Pictures Corporation, , 1997. .
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
PERSON, L. Notes Toward a Postcyberpunk Manifesto. Disponível em: <https://slashdot.org/story/99/10/08/2123255/notes-toward-a-postcyberpunk-manifesto>. Acesso em: 27 maio. 2018.
PINTO, M. J. As marcas lingüísticas da enunciação: esboço de uma gramática enunciativa do português. Rio de Janeiro: Numen, 1994.
PINTO, M. J. Comunicação e discurso: introdução à análise de discursos. São Paulo: Hacker, 1999.
REGIS, F. Nós, ciborgues tecnologias de informação e subjetividade homem-máquina. [s.l.] Champagnat, 2012.
RODRIGUES, A. D. Afinal o que é a mídia? Disponível em: <http://www.ciseco.org.br/index.php/artigos/279-afinal-o-que-e-a-midia>. Acesso em: 31 jul. 2017.
VASCONCELLOS, M. S. de; CARVALHO, F. G. de; ARAUJO, I. S. Understanding games as participation: an analytical model. Revista Cibertextualidades, n. 8, p. 107–118, 2017. Disponível em: <http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6012/1/ciber8_09.pdf>.
VERÓN, E. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2004.
WHO. Constitution of the World Health Organization. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://www.who.int/governance/eb/who_constitution_en.pdf>.
WIJMAN, T. Mobile Revenues Account for More Than 50% of the Global Games Market as It Reaches $137.9 Billion in 2018. Disponível em: <https://newzoo.com/insights/articles/global-games-market-reaches-137-9-billion-in-2018-mobile-games-take-half/>. Acesso em: 23 maio. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).