Imagens de um devir-animal: entre literatura e ilustração no conto “Conversa de bois”, de Guimarães Rosa

Autores

  • Gabriela Pereira de Freitas Universidade de Brasília
  • Rhaysa Novakoski Carvalho Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.48839

Palavras-chave:

devir, ilustração, imagem, Guimarães Rosa

Resumo

Tendo em vista o questionamento “como o devir estabelece a relação híbrida entre ilustração e palavra no conto ‘Conversa de bois’, de Guimarães Rosa”, este artigo levanta reflexões sobre e a partir de certo indiscernimento entre imagens sensíveis e visíveis, que tanto emanam mentalmente do texto quanto o acompanham como ilustração literária visível. Com plano de fundo tecido por meio dos conceitos de Krauss e Bellour sobre campo expandido e relações híbridas entre imagem e literatura, aqui se desencadeia uma caminhada por algumas apreensões sobre o tema, em um devaneio que evoca e relaciona imagens para entender um devir-palavra e um devir-escritor-feiticeiro submersos em uma aura de mistério. O imaginário de feiticeiro e as simbologias do boi, são, também, chaves interpretativas que relacionam o conto e o livro rosiano como objeto aos conceitos de feitiçaria e devir-animal, de Deleuze e Guattari.

 

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Biografia do Autor

Gabriela Pereira de Freitas, Universidade de Brasília

É professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com atuação no programa de pós-graduação . Tem experiência na área de Design Gráfico e para Web e Artes Visuais, com ênfase em Fotografia, realizando pesquisas relacionadas aos seguintes temas: estética da comunicação, artemídia, fotografia, espaço e intervenções urbanas, manifestações e produções culturais periféricas, gênero e comunciação. Possui doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014) com período de doutoramento sanduíche na Université Sorbonne (Paris - IV), em Paris. Mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2009). Mestrado profissionalizante em Visual Design pela Scuola Politècnica di Design de Milão (2005). Graduação em Publicidade (UnB /2002) e Especialização em Graphic Advertising pelo Istituto Europeo di Design de Milão (2000). Já trabalhou em diversas agências de publicidade como designer e diretora de criação e possui trabalhos na área de artes visuais/fotografia, com realização de algumas exposições e publicações. Líder do grupo de pesquisa, registrado no CNPq, GECAE (Grupo de Estudos sobre Espaço, Corpo, Arte e Estética). Integrante dos grupos de pesquisa (ambos registrados no CNPq) Comunicação e Produção Literária - Grupo Siruiz (UnB) e Grupo de Estudos sobre Arte Pública-Brasil | GEAP-Brasil - Unicamp.

 

Rhaysa Novakoski Carvalho, Universidade de Brasília - UnB

Mestranda em Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação da FAC-UnB, desenvolvendo a pesquisa Sertão no traço e na palavra: Imaginário e função narrativa na obra de Guimarães Rosa, com bolsa CNPq. Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos em Comunicação e Produção Literária (UnB/CNPq), com foco na obra de João Guimarães Rosa. Já atuou em pesquisas sobre o imaginário, o pós-modernismo, internet e design editorial em publicações impressas, tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado na graduação, com o título O Desenho de uma Trajetória: design editorial nos jornais diários de Imperatriz (MA), de 1979 a 2013.

 

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Publicado

2021-05-18

Como Citar

Pereira de Freitas, G., & Novakoski Carvalho, R. (2021). Imagens de um devir-animal: entre literatura e ilustração no conto “Conversa de bois”, de Guimarães Rosa. Mídia E Cotidiano, 15(2), 75-98. https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.48839