Videogames e interações: intersecções entre a comunicação e a educação, segundo a perspectiva sistêmica e a ecologias das mídias
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.54625Palavras-chave:
Interações sociais;, ecologia das mídias;, game studies;, videogames;, educação;Resumo
Considerando o consumo de videogames fenômeno social relevante, neste artigo, baseado em revisão bibliográfica que constituiu um dos capítulos da tese de doutorado que buscou compreender a produção de sentidos resultantes de interações experienciadas através dos jogos de videogames, on-line e off-line, a partir de grupos focais, recorro à interseccionalidade como perspectiva metodológica para demonstrar as intersecções entre a Comunicação e a Educação, à luz da perspectiva sistêmica e da ecologia das mídias, na ótica de pensadores como Gregory Bateson, Marshall McLuhan, entre outros. Na conclusão, assinalo que nas mídias se constituem linguagens que codificam a realidade, organizando-a segundo critérios e ideologias próprios, capazes de transformar e ser transformados por seus/suas usuários/as.
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