Atos Antidemocráticos no segundo turno das eleições presidenciais no Brasil: uma análise da figura feminina como fonte de notícias
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.58817Palavras-chave:
Enquadramento, mulheres, atos antidemocráticos, eleições 2022, portais de notíciasResumo
Este artigo trata da imagem propaganda na mídia das mulheres que participaram dos atos antidemocráticos ocorridos em 03/11/2022, no intuito de questionar o resultado eleitoral que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente do Brasil, para entender que tratamento receberam na cobertura midiática, em termos de espaço e enfoque nos jornais. Pelo aporte teórico e metodológico da Teoria do Enquadramento, norteada pelos conceitos de gênero, raça e de notícia como construção social, foi verificado que as mulheres são pouco ouvidas como fontes destas notícias e aparecem mais em segundo plano nos vídeos, reforçando a ideia de subalternização. Pretende-se contribuir para ampliar os debates sobre as representações de gênero e raça na mídia a partir das análises da cobertura dos principais portais de notícias nacionais.
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