Crianças em contexto de migração familiar: uma análise a partir do filme Bem-vindo a Marly-Gomont

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.59079

Palavras-chave:

Infâncias, Migração familiar, Relações geracionais

Resumo

O filme Bem-vindo a Marly-Gomont, do diretor Julien Rambaldi, aborda temáticas como o racismo, a adaptação à escola e as situações presentes no contexto migratório. O objetivo geral deste estudo foi examinar a invisibilização das crianças nos processos de migração familiar. Os objetivos específicos foram analisar as teorias clássicas migratórias em contraste com as teorias da sociologia da infância; discutir a representação das crianças migrantes e analisar as relações inter e intrageracionais presentes no filme. Os dados foram analisados a partir de duas categorias que expressam o tratamento dedicado às crianças na situação de migração, sendo elas as relações intergeracionais e as relações intrageracionais. Os resultados expressam os silenciamentos impostos às infâncias nas questões migratórias.

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Biografia do Autor

Giovani Giroto, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. É membro do Grupo de Estudos Educação Social em Saúde (GEPESS).

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia.Professora adjunta do DTP (Departamento de Teoria e Prática da Educação) da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Giroto, G., & Angeli Teixeira de Paula, E. M. (2024). Crianças em contexto de migração familiar: uma análise a partir do filme Bem-vindo a Marly-Gomont. Mídia E Cotidiano, 18(2), 236-258. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.59079