A leitura social nos clubes de assinatura: a comunidade TAG Livros

Autores

  • Susana Azevedo Reis Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Christina Ferraz Musse Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.65781

Palavras-chave:

Clubes de assinatura de livros, aplicativo de leitura, leitura digital, leitura social, TAG Livros

Resumo

O presente artigo propõe-se a investigar as dinâmicas da leitura social no contexto dos novos clubes de assinatura de livros, tendo como objeto de estudo a modalidade TAG Inéditos, pertencente ao clube TAG Livros. Para isso, primeiramente, buscamos compreender qual o papel destes clubes no atual mercado brasileiro, através de pesquisadores como Corinna Norrick-Rühl (2019) e John B. Thompson (2013; 2021), além dos levantamentos desenvolvidos pelas autoras e pesquisas de mercado nacionais. Também analisamos como a tecnologia influencia e está criando um ambiente de leitura social cada vez mais participativo, utilizando as contribuições de José Antonio Cordón García (2019), e outros. Por último, avaliamos como a TAG Inéditos trabalha a leitura social de seus leitores por meio do aplicativo TAG Livros. O método utilizado para a análise foi desenvolvido em trabalhos anteriores das autoras e busca os atributos e funcionalidades de ambientes de leitura social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Susana Azevedo Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora em Comunicação pelo PPGCOM/UFJF. Mestre em Comunicação pela mesma instituição.

  • Christina Ferraz Musse, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professora  titular  da  Facom/UFJF  e  docente  permanente  do  PPGCOM/UFJF.  Pós-doutora  pela Pontifícia  Universidade  Católica  do  Rio  Grande  do  Sul.  Líder  do  grupo  de  pesquisa  "Comunicação, Cidade e Memória" (CNPq/UFJF).

Referências

ALBARELLO, Francisco. Lectura transmedia: leer, escribir, conversar em ecossistema de pantallas. Cidade Autónoma de Buenos Aires: Ampersand, 2019

BAHLOUL, Joëlle. Lecturas precárias: estudio sociológico sobre los "poco lectores". México: Fondo de Cultura Económica, 2002.

CBL; Nielsen Book Data. Panorama do Consumo de Livros. Dezembro de 2023. Disponível em: https://conteudo.cblservicos.org.br/lp-pesquisas-2023-panorama-do-consumo-de-livros. Acesso em 13 de março de 2024

CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: Conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. – Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001

CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (org.) Práticas de Leitura. São Paulo; Estação Liberdade, 2011.

CORDÓN GARCÍA, José Antonio. Hacia un nuevo paradigma del libro y de la lectura: entre la resistencia y la innovación. In: CORDÓN GARCÍA, José Antonio, DÍAZ; Raquel Gómez (org). Lectura, sociedad y redes: colaboración, visibilidad y recomendación en el ecosistema del libro. Barcelon: Marcial Pons. 2019ª

CORDÓN GARCÍA, José Antonio . La lectura social: componentes teóricos y características estructurales de la lectoescritura digital en el espacio socializado. In:

CORDÓN GARCÍA, José Antonio, DÍAZ; Raquel Gómez (org). Lectura, sociedad y redes: colaboración, visibilidad y recomendación en el ecosistema del libro. Barcelon: Marcial Pons. 2019b

DANTAS, Taísa . Aplicativos móveis para praticar a leitura social: análise e avaliação de recursos úteis. Palabra Clave (La Plata), n. 2, v. 7 No 2. 2018. Disponível em: https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCe048. 5 de agosto de 2022.

MARSHALL, Catherine C. . Toward an Ecology of Hypertext Annotation. HyperText. Pittsburgh, Pennsylvania, United States:. 1998. Disponível em https://dl.acm.org/doi/10.1145/276627.276632. Acesso em 30 de maio de 2023

KUTZNER, K., PETZOLD, K., KNACKSTEDT, R. Characterising Social Reading Platforms – A Taxonomy-Based Approach to Structure the Field. In 14th International Conference on WirtschaftsinformatiK, February 24-27, Siegen, Germany. 2019. Disponível em: https://encurtador.com.br/gvDMT. Acesso em 8 de agosto de 2022.

MACHADO, Tamires Cardoso. Entrevista concedida a autora em x de outubro de 2023.

MANGEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

NORRICK-RÜHL, Corinna (2019). Book Clubs And Book Commerce. Cambridge: Cambridge University Press.

PIANZOLA. Federico. Digital Social Reading: Sharing Fiction in the 21st Century. 2021. Disponível em: https://wip.mitpress.mit.edu/digital-social-reading. Acesso em 31 de maio de 2023.

RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina. 2014.

RIBEIRO, Ana Elisa. Livro: Edição e tecnologia no século XXI. Belo Horizonte:Moinhos – Contafios. 2018

RODRÍGUEZ, Araceli García; DÍAZ, Raquel Gómez. Plataformas y redes de lectura social. In: CORDÓN GARCÍA, José Antonio, DÍAZ; Raquel Gómez (org). Lectura, sociedad y redes: colaboración, visibilidad y recomendación en el ecosistema del libro. Barcelon: Marcial Pons. 2019.

REIS, Susana Azevedo; MUSSE, Christina Ferraz. Novos protocolos de leitura: o contexto digital dos clubes de assinatura de livros. SCRIPTA, v. 25, p. 55-70, 2022.

REIS, Susana Azevedo; MUSSE, Christina Ferraz. Configurações Contemporâneas dos Clubes de Assinaturas de Livros. In: XIV Encontro Nacional de História da Mídia, 2023, Niterói. 14º Encontro – 2023.

REIS, Susana Azevedo; MUSSE, Christina Ferraz. Transformações na Leitura Digital: Uma Análise da Participação do Leitor e das Plataformas de Leitura Social. RIZOMA, v. 12, p. 139-156, 2023b.

SCOLARI, Carlos Alberto. Hacer clic - Hacia una semiótica de las interacciones digitales. Barcelona: Editorial Gedisa. 2004

TAG Experiências. O novo app da TAG. TAG - Experiências Literárias [ YouTube]. 10 de novembro de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fvly-jNqFSQ. Acesso em 13 de março de 2024

TAG LIVROS. Tag Livros, 2021. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.taglivros.tomo.app&hl=pt_BR&gl=US. Acesso em: 13 mar. 2024.

THOMPSON, John B. Mercadores de Cultura: o mercado editorial no século XXI. Traduzido por Alzira Allegro. São Paulo: Editora Unesp, 2013

___________________. As guerra dos livros: a revolução digital no mundo editorial. Traduzido por Fernando Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2021

WINGET, Megan. A Meditation on Social Reading and Its Implications for Preservation. Preservation, Digital Technology & Culture. 42 (1). 2013. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/274118425_A_Meditation_on_Social_Reading_and_Its_Implications_for_Preservation. Acesso em 30 de maio de 2023

WINQUES, Kérley. Mediações algorítmicas – articulações entre as dimensões simbólicas e materiais das tecnologias digitais. Florianopólis: Insular. 2024.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

A leitura social nos clubes de assinatura: a comunidade TAG Livros. (2025). Mídia E Cotidiano, 19(2), 305-329. https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.65781