“Strategy sets the scene for the tail”. Mediamorfose do The Guardian e Taylor Swift como estratégia jornalística

Autores

  • Raquel Ritter Longhi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denise Martins Lira Universidade Federal do Paraná
  • Maria Clara Moura Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Candido Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66924

Palavras-chave:

The Guardian, Newsletter, mediamorfose, hibridização, Taylor Swift

Resumo

Após 203 anos de jornalismo, transformações, mudanças e adaptação em diversos cenários na globalização, o diário britânico The Guardian lançou um produto especialmente dedicado à discussão de uma artista. A newsletter Swift Notes, publicada de 22 de fevereiro a 21 de agosto de 2024, ofereceu uma cobertura jornalística semanal, gratuita e especializada, sobre Taylor Swift, considerada a segunda maior estrela pop do século XXI, segundo a renomada revista Billboard. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso sobre a newsletter à luz dos conceitos de mediamorfose (Fidler, 1998) e hibridização de linguagens. A metodologia engloba referencial bibliográfico e Análise de Conteúdo, em que se verifica a hibridização de linguagens e estratégias.

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Biografia do Autor

Raquel Ritter Longhi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP); professora no Curso de Jornalismo da UFSC, onde também atua na Pós-Graduação em Jornalismo. Membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais da SBPJor.

Denise Martins Lira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná/UFPR e Mestra em Jornalismo/Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. 

Maria Clara Moura, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e mestra no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa (UFSC). 

David Candido, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa com bolsa Capes. 

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

Longhi, R. R., Lira, D. M., Moura, M. C., & Candido, D. (2025). “Strategy sets the scene for the tail”. Mediamorfose do The Guardian e Taylor Swift como estratégia jornalística. Mídia E Cotidiano, 19(2), 57-78. https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66924