A comunicação da ciência como política de Estado: avaliação, acesso aberto e soberania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/p0m64245

Palavras-chave:

Comunicação científica, Políticas públicas de C&T, Capes, Acesso aberto, Gênero, Ciência

Resumo

A entrevista apresenta a trajetória e as reflexões de Denise Pires de Carvalho, primeira mulher reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O diálogo explora formação em ciência de bancada e destaca sua atuação na alta gestão pública, destacando o papel estratégico da comunicação institucional e da comunicação da ciência na mediação de conflitos universitários e na formulação de políticas de Estado. São abordados temas centrais para a governança da ciência no Brasil: os desafios estruturais de gênero e o silenciamento feminino em posições de poder; a reformulação do sistema de avaliação da pós-graduação brasileira, com ênfase na multidimensionalidade e no impacto social para além das métricas tradicionais; e os 25 anos do Portal de Periódicos, com foco nos novos acordos transformativos para impulsionar o Acesso Aberto. Por fim, discute-se a comunicação científica como ferramenta de soberania nacional e enfrentamento ao negacionismo, contextualizando o retorno da Reunião Anual da SBPC ao estado do Rio de Janeiro em 2026 como símbolo da retomada do desenvolvimento baseado na ciência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victor Henrique Justino França, Universidade Federal Fluminense

    Doutorando em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

BUCCI, Eugênio. O Estado de Narciso: A comunicação pública a serviço da vaidade particular. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

CARVALHO, Denise Pires de. Discurso de posse da reitora Denise Pires de Carvalho. Conexão UFRJ. 2019. Disponível em https://conexao.ufrj.br/2019/07/discurso-de-posse-da-reitora-denise-pires-de-carvalho. Acesso em 8 dez 2025.

DUARTE, Jorge. Instrumentos de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ESCUDERO, Regina. Comunicação pública – a voz do cidadão: Construindo um novo paradigma profissional. 1ed. Curitiba: Appris, 2015.

FRANÇA, Victor Henrique Justino; SOUZA, Flávia Clemente de. Política de Comunicação: Percepções conceituais e sua relevância para instituições públicas. In: HERINGER, Leandro Peters; SENA, Kárita Emanuelle Ribeiro; LINS, Letícia Alves; BUENO, Wilson da Costa (org.). Comunicação Pública e Governamental: Extensão, debates e práticas. Belo Horizonte: PUC Minas, 2025.

HASWANI, Mariângela Furlan. Comunicação pública: Bases e abrangências. São Paulo: Saraiva, 2013.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org.). Comunicação pública, sociedade e cidadania. 1ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2011.

MOREIRA, Thaiane Moreira de. Desafios para a Soberania Epistêmica no contexto de Plataformização da ciência: Por métricas soberanas entre assimetrias globais e assimetrias informacionais. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 20, n. 01, e7045, jun2024. Disponível em https://revista.ibict.br/liinc/article/view/7045/6812 Acesso em 8 dez 2025.

WEBER, Maria H.; LOCATELLI, Carlos. A Comunicação Pública e a qualidade da democracia. In: MENDONÇA, Ricardo F. (org.). Crises da democracia e esfera pública. Belo Horizonte: Incipit, 2023.

Downloads

Publicado

2026-01-21

Como Citar

A comunicação da ciência como política de Estado: avaliação, acesso aberto e soberania. (2026). Mídia E Cotidiano, 20(1), 288-303. https://doi.org/10.22409/p0m64245