A credibilidade jornalística como crítica à “cultura da desinformação”: Uma contribuição ao debate sobre fakenews

Autores

  • Leonel Azevedo de Aguiar Diretor do Departamento de Comunicação e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Doutor e Mestre em Comunicação (UFRJ). Jornalista diplomado (UFF). Coordenador do Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (PUC-Rio/CNPq).
  • Luciana de Alcantara Roxo Programa de Pós Graduação do Departamento de Comunicação da PUC do Rio de Janeiro. Docente do Centro Universitário Unicarioca. Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (PUC-Rio/CNPq).

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38079

Palavras-chave:

Jornalismo em rede, teorias do jornalismo, audiência participativa, desinformação, credibilidade jornalística

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação criaram as condições de possibilidade para que o cidadão se torne potencial produtor e emissor de conteúdo. As principais características das mídias contemporâneas – ausência da intermediação da indústria jornalística, interatividade e hipervelocidade de propagação – promovem o engajamento da audiência participativa e resulta em um contexto de profundas mudanças para o campo jornalístico. Uma consequência dessas mudanças, que acontecem das rotinas de produção de informação à distribuição das notícias, é o surgimento de uma “cultura da desinformação”, estimulada por uma narrativa de desqualificação do jornalismo. Diante deste cenário, o objetivo deste artigo é contribuir para o debate sobre a importância da credibilidade jornalística como instrumento crítico de combate à desinformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Azevedo de Aguiar, Diretor do Departamento de Comunicação e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Doutor e Mestre em Comunicação (UFRJ). Jornalista diplomado (UFF). Coordenador do Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (PUC-Rio/CNPq).

Diretor do Departamento de Comunicação e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Doutor e Mestre em Comunicação (UFRJ). Jornalista diplomado (UFF). Coordenador do Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (PUC-Rio/CNPq).

Luciana de Alcantara Roxo, Programa de Pós Graduação do Departamento de Comunicação da PUC do Rio de Janeiro. Docente do Centro Universitário Unicarioca. Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (PUC-Rio/CNPq).

Doutoranda em Comunicação Social pelo Programa de Pós Graduação do Departamento de Comunicação da PUC do Rio de Janeiro. Docente de graduação e pós graduação do Centro Universitário Unicarioca. Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (PUC-Rio/CNPq).

Referências

AGUIAR, L. Os valores-notícia como efeitos de verdade na ordem do discurso jornalístico. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. São Paulo: Intercom. 2007.

AGUIAR, L., & BARSOTTI, A. Jornalismo amador: proposta para definir as práticas jornalísticas exercidas pelo público em ambientes interativos. Pauta Geral, 1 (1), 43-58. 2014.

____. Mobilizar a audiência: uma experiência contemporânea no jornalismo online. In ALCEU - v. 13 - n.25 - p. 5 a 19 - jul./dez. 2012.

AGUIAR, L., & RODRIGUES, C. Práticas de Jornalismo Amador em Plataformas Interativas: uma revisão bibliográfica. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro: Intercom. 2015.

ALVES, R. Jornalismo Digital: Dez anos de web... e a revolução continua. Revista Comunicação e Sociedade, 9-10, 93-102. 2006.

AMORIM, J. O impacto das inovações tecnológicas e das mídias digitais na concepção e na prática do jornalismo. In: M. M. (org.), O Jornal: Da forma ao sentido (pp. 393-410). Brasília: UnB.2012.

ANTOUN, H. O Poder da Comunicação e o Jogo das Parcerias na Cibercultura. In Anais do XIII Encontro Anual da COMPÓS, v. 1, 2004. P.1-29.

BARSOTTI, A. As máquinas não param: o jornalismo em rede na era da convergência de redações. Líbero (41), 142 -154.2018.

____.Da fase romântica do jornalismo político e literário à era da internet: o jornalismo e a busca por legitimação. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Foz do Iguaçu. 2014.

____.Jornalista em mutação: Do cão de guarda ao mobilizador de audiência. Florianópolis: Insular. 2014.

_______________ Uma história da primeira página. Florianópolis: Insular. 2018

BENETTI, M., & LAGO, C. (2010). Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes.

BIANCO, N. A Internet como fator de mudança no jornalismo. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, XXVII (1), 1 - 10. 2004.

BRUNS, A. Gatewatching: collaborative online news production. New York: Peter Lang. 2005.

____.Blogs, Wikipedia, Second Life and beyond: from production to produsage. Nova York: Peter Lang Publishing, 2008

CASTELLS, M. A Sociedade em rede – A Era da Informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra. 2009.

CEZAR, G. As notícias e seus critérios na perspectiva da rede. Tese (Doutorado) – Faculdade de Comunicação Social, PUCRS. Porto Alegre, 2014.

HENRICH, A. Network Journalism. Londes: Routledge, 2011

JENKIS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2006.

JENKIS, H. et All Cultura da Conexão: Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph. 2014.

JORGE, T. A notícia nos cibermeios: Três hipóteses sobre a mutação do relato noticioso. In: M. M. (org.), O Jornal: Da forma ao sentido (pp. 411-428). Brasília: UnB. 2012.

KOVACH, B., & ROSENSTIEL, T. Os elementos do jornalismo - o que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial. 2003.

LEMOS, A. Nova esfera conversacional. In: A. e. DIMAS, Esfera pública, redes e jornalismo (pp. 9-30). Rio de Janeiro: E-papers. 2009

LISBOA, S. & BENETTI, M. Credibilidade no jornalismo: uma nova abordagem. In Estudos em Jornalismo e Mídia. Vol. 14 No 1, Jan/Jul. 2017.

MASIP, P. Investigar el periodismo desde la perspectiva de las audiencias. El profesional de la información, 25 (3), 323-330. 2016.

MEDEIROS, P.& LÔRDELO, T. (2012). Novas Mídias: Lugar de Opinião? Lugar de Informação? Estudos em Jornalismo e Mídia, 9, 34-47. 2012.

PAIVA, R. & SODRÉ, M. Informação e boato na rede. In: G. e. SILVA, Jornalismo contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas. Salvador/Brasília: Edufba/Compós. 2011.

PRIMO, A. Interações Em Rede. Porto Alegre: Sulina.2013.

____.O aspecto relacional das interações na Web 2.0. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília: Intercom. 2006.

____.Transformações no jornalismo em rede: sobre pessoas comuns, jornalistas e organizações; blogs, Twitter, Facebook e Flipboard. Intexto, 02, pp. 130-146. 2011

PRIMO, A. e TRASSEL Webjornalismo participativo e a produção aberta de notícias. Contracampo, 14, 37-56. 2006.

QUIROGA, T. Prospecções ontológicas: notícia, acontecimento e o lugar do outro no jornalismo digital. In: M. M. (org.), O Jornal: Da forma ao sentido (pp. 369-392). Brasília: UnB. 2012

KAKUTANI, M. A morte da verdade. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

RECUERO, R. A conversação em rede: Comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina. 2012

RECUERO, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulinas. 2011

____. e ZAGO, G. A Economia do Retweet. Redes, Difusão de Informações e Capital Social no Twitter. In Anais da XX Compós. 2011.

RUSSELL, A. Networked: A Contemporary History of News in Transition. Cambridge: Polity Press. 2011

SCHUDSON, M. Descobrindo a Notícia: Uma história social dos jornais nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Vozes. 2010

SIGNATES, L. Jornalismo e internet: 10 sinais de uma mudança de lugar. In: M. M. (org.), O Jornal: Da forma ao sentido (pp. 429-452). Brasília: UnB. 2012.

SILVA, L. Imprensa, discurso e interatividade. In: M. M. (org.), O Jornal: Da forma ao sentido (pp. 341-358). Brasília: UnB. 2012

SODRÉ, M. A Narração do Fato: Notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes. 2012

TRAQUINA, N. (2012). Teorias do jornalismo: Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular. 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Aguiar, L. A. de, & Roxo, L. de A. (2019). A credibilidade jornalística como crítica à “cultura da desinformação”: Uma contribuição ao debate sobre fakenews. Mídia E Cotidiano, 13(3), 162-186. https://doi.org/10.22409/rmc.v13i3.38079