As rádios universitárias como espaços de fortalecimento de uma política pública em radiodifusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38420

Palavras-chave:

Rádio, Rádios universitárias, Radiodifusão pública, Universidades federais.

Resumo

Este artigo discorre sobre indicadores-chave que ajudem a pensar o desafio das rádios universitárias em equacionar a relação formação de profissionais, programação e interesse público de modo a consolidar uma radiodifusão publica que fortaleça a democracia. Os conceitos de independência, transparência, autonomia administrativa e financeira, são considerados fundamentais para a radiodifusão pública. ( UNESCO, 2001; VALENTE, 2009). Autores com Deus (2003); Martín-Pena (2018); Mustafá, Kischinhevsky (2018); Zuculoto (2012) mostram que embora as rádios universitárias, sejam geralmente inseridas neste campo apresentam características mais peculiares em virtude de seus objetivos e finalidades. Destaca-se a necessidade delas se apresentarem como ambiente de aproximação dos estudantes com o mercado profissional e a possibilidade de experimentação de formatos e de conteúdos diferentes da radiofonia comercial.

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Biografias Autor

Paulo Fernando de Carvalho Lopes, Universidade Federal do Piauí

Professor Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Curso de Comunicação Social/Jornalismo e do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismos e Discursos (JORDIS) e-mail: pafecalo@ufpi.edu.br.

Roberto de Araújo Souza

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal do Piauí (UFPI), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). Membro do  Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Discursos (JORDIS)  e-mail: jornalistarobertoaraujo@gmail.com.

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Publicado

2020-02-19

Como Citar

Lopes, P. F. de C., & Souza, R. de A. (2020). As rádios universitárias como espaços de fortalecimento de uma política pública em radiodifusão. Mídia E Cotidiano, 14(1), 204-219. https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38420