Documentar, ir a campo e narrar: aproximações técnicas e diálogos críticos entre Saramago e o jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i2.41214Palavras-chave:
Jornalismo. Literatura. José Saramago. Leitura crítica das mídiasResumo
Este trabalho visa expor considerações sobre os modos de produção romanesca do escritor José Saramago (1922-2010) que suscitam aproximações com o campo do jornalismo, possivelmente advindas de passagens do autor de Memorial do convento por veículos da imprensa portuguesa. Saramago foi um escritor que assumiu a função social do narrador, no sentido benjaminiano, seja como intervencionista público, seja como literato. Há, portanto, neste trabalho, essa relação entre o papel social da narração e a necessidade de resgate do diálogo e da compreensão na intermediação das relações societais, onde evocaremos duas obras do autor, num encontro interdisciplinar entre a sociologia, o jornalismo e o literatura. Nesta leitura mais abrangente, nossa intenção é propor o resgate da dimensão do discurso criativo e interventivo na construção de narrativas.
Downloads
Referências
AGUILERA. Fernando Gómez. As Palavras de Saramago: catálogo de reflexões pessoais, literárias e políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BENJAMIN, W. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.
_____________. Obras escolhidas Vol. I - Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DA MATTA, Roberto. O ofício de etnólogo ou como ter antropological blues. Boletim do Museu Nacional. Nova Serie: Antropologia, n. 27. Rio de Janeiro, 1978. Disponível em: http://www.ppgasmn-ufrj.com/uploads/2/7/2/8/27281669/boletim_do_museu_nacional_27.pdf. Acesso: 18 de out. de 2019.
DANTAS, M. (org). Saramago: os pontos e a vista. Catálogo da exposição. São Paulo: Farol Santander, 2018.
LOPES, João Marques. Saramago – Biografia. São Paulo: Leya, 2010.
MEDINA, Cremilda. Entrevista: o diálogo possível. Série Princípios. Ática: São Paulo, 1989.
___________. Ato presencial: mistério e transformação. São Paulo: Casa da Serra, 2016.
REIS, Carlos. Diálogos com José Saramago. Lisboa: Porto, 2015.
__________. Diálogos com José Saramago. Lisboa: Caminho, 1998.
SERRA, João Domingos. Uma família do Alentejo. Lisboa: Fundação José Saramago, 2010.
SODRÉ, Muniz. As Estratégias Sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).