Ana Regina Rêgo: uma rede para combater a desinformação
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.51635Palavras-chave:
desinformação, big techs, capitalismo de vigilânciaResumo
A professora Ana Regina Rêgo, da Universidade Federal do Piauí, coordena a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), coletivo de iniciativas acadêmicas, profissionais e ativistas que produzem e apresentam soluções para enfrentar boatos, narrativas enviesadas e falsidades. Nesta entrevista, feita em junho de 2021 por e-mail, a pesquisadora descreve o funcionamento desse coletivo que já tem mais de 120 parceiros espalhados pelo país, e aponta alguns dos principais desafios no combate às mentiras e à manipulação informativa, como as estratégias do capitalismo de vigilância, adotadas pelas grandes plataformas digitais.
Downloads
Referências
BURKE, P.. Manipulating the media: a historian’s view. In: Revista Brasileira de História da Mídia. V.7, N.1, 2018.
ECO, U. Fascismo Eterno. Rio de Janeiro: Record, 2018.
FOER, F. O mundo que não pensa. Rio de Janeiro: LeYa, 2018.
GOMES, W. Palestra na mesa redonda: Desinformação, populismo e desinformação. Belo Horizonte: COMPOLÍTICA, 2021, 24 maio 2021.
HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2019.
NOTÍCIAS falsas circulam 70% mais do que as verdadeiras na rede. Disponível em:< https://veja.abril.com.br/brasil/fake-news-circulam-70-mais-do-que-as-verdadeiras-na-internet/. Acesso em: 18 jun 2021.
PORQUE A CRENÇA DE QUE VIVEMOS EM BOLHAS TALVEZ SEJA UM MITO. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-44829514>. Acesso em: 20 jun 2021.
RANCIÈRE, J. O desentendimento: política e filosofia. São Paulo: Ed. 34, 2018.
RÊGO, A. R. Vigilância, controle e atenção. In: Revista Organicom, V. 17, n. 34, 2020.
RÊGO, A. R. e BARBOSA, M. A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas. Rio de Janeiro: Mauad, 2020.
SACRAMENTO, I. Palestra na mesa redonda: Comunicação, Infodemia e combate à desinformação. São Paulo, Abrapcorp, 08 jun 2021.
VÉLIZ, C. Privacy is power- Why and How You Should Take Back Control of Your Data.London: Transworld Publishers, 2020.
WARDLE, C. e DERAKHSHAN, H. Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe Report DGI, 2017. Disponível em: < https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c >. Acesso em : 15 ago 2020.
ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância- a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).