Disputas morais nas músicas pop periféricas: Estudo a partir do bregafunk

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.57565

Palavras-chave:

música pop, brega, cultura popular, performance, moral

Resumo

As batidas do bregafunk e os louvores que anunciam um culto evangélico, numa rua de um bairro da periferia do Recife, colocam em cena um conjunto de disputas morais (MISKOLCI, 2021) nas músicas pop periféricas (PEREIRA DE SÁ, 2021) que passam por enquadramentos que vinculam corpos a condições de performáticas em suas dinâmicas de lazer. Uma metodologia que articula os Estudos de Performance para interpretação de fenômenos musicais ancorada na clivagem espacial e a formação de quadros dramáticos (SOARES, 2017) no tecido urbano mapeia rasuras performáticas (TAYLOR, 2013), políticas sonoras, coreografia de corpos e políticas do chão (LEPECKI, 2017) em que, para além do discurso, fazem emergir esferas sensíveis que problematizam enquadramentos morais.

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Biografia Autor

Thiago Soares, UFPE

Professor do Departamento de Comunicação (Decom) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (Grupop). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 – CNPq.

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Soares, T. (2023). Disputas morais nas músicas pop periféricas: Estudo a partir do bregafunk. Mídia E Cotidiano, 17(3), 144-163. https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.57565