Disputas morais nas músicas pop periféricas: Estudo a partir do bregafunk
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.57565Palavras-chave:
música pop, brega, cultura popular, performance, moralResumo
As batidas do bregafunk e os louvores que anunciam um culto evangélico, numa rua de um bairro da periferia do Recife, colocam em cena um conjunto de disputas morais (MISKOLCI, 2021) nas músicas pop periféricas (PEREIRA DE SÁ, 2021) que passam por enquadramentos que vinculam corpos a condições de performáticas em suas dinâmicas de lazer. Uma metodologia que articula os Estudos de Performance para interpretação de fenômenos musicais ancorada na clivagem espacial e a formação de quadros dramáticos (SOARES, 2017) no tecido urbano mapeia rasuras performáticas (TAYLOR, 2013), políticas sonoras, coreografia de corpos e políticas do chão (LEPECKI, 2017) em que, para além do discurso, fazem emergir esferas sensíveis que problematizam enquadramentos morais.
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