Cas Mudde: “O termo populismo não é apenas um eufemismo. Falta-lhe clareza e temos termos melhores para descrever o mesmo fenômeno”
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v18i1.61371Palavras-chave:
Populismo, Extremismo de Direita, Ultradireita, Normalização, MainstreamingResumo
Nesta entrevista, Cas Mudde, um dos cientistas políticos mais influentes dos Estados Unidos e uma referência internacional como pesquisador de populismo e extremismo de direita, critica o conceito de populismo e destaca por que seu trabalho atual está centrado no conceito de ultradireita. Mudde também compara a ultradireita no Sul Global e no Norte Global, e explica o que entende por mainstreaming e normalização. Por fim, o cientista político alerta para as ameaças à democracia liberal.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. Left and right: The significance of a political distinction. University of Chicago Press, 1996.
CAPOCCIA, Giovanni. Defending democracy: Reactions to extremism in interwar Europe. JHU Press, 2005.
FILC, Dani. The political right in Israel: Different faces of Jewish populism. Routledge, 2009.
MONDON, Aurelien. Epistemologies of ignorance in far right studies: the invisibilisation of racism and whiteness in times of populist hype. Acta Politica, v. 58, n. 4, p. 876-894, 2023.
MONDON, Aurelien; WINTER, Aaron. Reactionary democracy: How racism and the populist far right became mainstream. Verso Books, 2020.
MUDDE, Cas. Populist radical right parties in Europe. Cambridge University Press, 2007.
MUDDE, Cas. The far right today. John Wiley & Sons, 2019.
MUDDE, Cas; KALTWASSER, Cristóbal Rovira. Exclusionary vs. inclusionary populism: Comparing contemporary Europe and Latin America. Government and opposition, v. 48, n. 2, p. 147-174, 2013.
ZIBLATT, Daniel. Reluctant democrats. See Loxton & Mainwaring, v. 2018, p. 314-35, 2018.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).