A produção de sentidos sobre as queimadas na Amazônia e a preservação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v18i3.63477Palavras-chave:
midiatização, cidadania, meio ambiente, estudos de recepção, queimadas na AmazôniaResumo
Esta pesquisa busca analisar a produção de sentidos por parte dos colaboradores de uma indústria, que tem a sustentabilidade como pilar corporativo, a partir dos conteúdos apresentados pelo programa Fantástico, da Rede Globo, sobre as queimadas na Amazônia e a preservação ambiental. Por meio de um estudo de recepção com grupos focais e análise de conteúdo foi possível observar como são formadas as subjetividades, tanto individuais quanto coletivas, a partir da recepção de informações pela mídia e do trabalho como fator de mediação. Os resultados indicam uma predominância de reportagens com função informativa, na pauta ambiental do Fantástico, concentrando-se em relatar os fatos e o impacto das ações humanas no meio ambiente, sem aprofundar nas causas ou nas consequências de longo prazo. Um outro aspecto levantado pelos participantes do grupo focal é o viés político da cobertura televisiva que permeia a percepção relativa às queimadas.
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