Práticas de contestação da publicidade de moda no Instagram

Autores

  • Julia Capelaro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Laura Wottrich Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v19i1.64929

Palavras-chave:

Práticas de contestação, Ativismo, Sustentabilidade, Plataforma, Instagram

Resumo

O texto discute os tensionamentos constituídos entre o campo da sustentabilidade e da publicidade através da exploração dos ativismos contemporâneos sobre o assunto. Exploramos práticas de contestação da publicidade sobre sustentabilidade nas plataformas digitais, com foco empírico em práticas de sujeitos contestadores em relação à marca Shein no Instagram. Foram realizadas entrevistas com cinco contestadoras, em busca de compreender o que elas entendem por sustentabilidade, publicidade e suas motivações para a realização de seus ativismos no Instagram. Como resultados, foi possível identificar que as contestadoras se relacionam com a sustentabilidade a partir da via do consumo consciente, sendo o consumo o principal foco dos tensionamentos travados na relação entre a sustentabilidade e a publicidade da marca em questão.  As entrevistadas foram mobilizadas por uma oportunidade de evidenciar temáticas que entendem que são relevantes acerca da sustentabilidade, a partir do sucesso da marca, com objetivo de dialogar com os consumidores de moda.

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Biografias Autor

Julia Capelaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). ORCID: 0000-0001-9316-6250. 

Laura Wottrich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS). Professora do Departamento de Ciências da Comunicação (UFSM) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFRGS). ORCID: 0000-0003-3876-0198.

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Publicado

2025-01-28

Como Citar

Capelaro, J., & Wottrich, L. (2025). Práticas de contestação da publicidade de moda no Instagram. Mídia E Cotidiano, 19(1), 133-157. https://doi.org/10.22409/rmc.v19i1.64929