Mimetização de elementos do jornalismo na circulação plataformizada de uma capa fake
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66849Palavras-chave:
plataformas digitais, desinformação, circulação, jornalismo, capa jornalísticaResumo
Este artigo analisa as implicações da circulação plataformizada de uma imagem criada pelo designer Patrick Mulder, que mimetizou uma capa da revista Time de fevereiro de 2022. A montagem, que associa o rosto de Vladimir Putin ao bigode de Hitler, circulou amplamente no contexto da invasão russa à Ucrânia. A metodologia inscreve-se nos estudos de circulação midiatizada (Braga, 2006, 2015; Verón, 1997, 2014), que consideram os fluxos comunicacionais em seus atravessamentos entre produção, recepção e reconhecimento. Os resultados indicam que, embora a peça não tenha sido criada com intenção de desinformar, as lógicas da plataformização inseriram-na no contexto da desordem informacional (Wardle; Derakhshan, 2017; Wardle; Derakhshan, 2023), devido à apropriação de elementos gráficos e simbólicos do jornalismo que lhe conferem credibilidade.
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