Proposta de uma Agenda de Pesquisa para a cobertura das Big Tech a partir das bases do Jornalismo Investigativo

Autores

  • Suzana Barbosa UFBA
  • Alexandro Mota UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66920

Palavras-chave:

platform beat, agenda de pesquisa, abraji, jornalismo investigativo, jornalismo de vigilância

Resumo

Este estudo bibliográfico e documental mapeia a produção do Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), de 2014 a 2024, para identificar convergências com os recentes estudos de cobertura jornalística da plataformização – fenômeno explicado pela alta dependência das Big Tech. Platform Beat tem potencial como área de cobertura especializada do jornalismo de vigilância, desafiando dependências estruturais e financeiras e certa tradição da reportagem investigativa no Brasil, que pode olhar para além do setor público, corrupção e crime. O levantamento debate a Platform Beat sob o ponto de vista dos aspectos conceituais, da experimentação de novos e interdisciplinares métodos digitais, da formação, regulação, fontes e diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Suzana Barbosa, UFBA

Suzana Barbosa é Professora Associada do Departamento de Comunicação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM | UFBA).  É investigadora e líder do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL).

Alexandro Mota, UFBA

Alexandro Mota é Mestre e doutorando (bolsista Capes) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. É Jornalista com atuação em Salvador (BA) e pesquisador do GJOL – Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line.

Referências

BARBOSA, Suzana. Between a rock and a hard place. Big Tech’s capture of journalism in a post-convergente context. In: MESO-AYERDI, Koldobika; LARRONDO, Alnara; PEÑA FERNÁNDEZ, Simón (org.). Redefining Journalism: From Global Challenges to the New Digital Frontiers of the Future. Cham: Springer, 2025. (No Prelo).

BARBOSA, Suzana; DAROS, Otávio. Digital journalism in Brazil: A history of diversity in products and research. In: TÓFALVY, Tamás; VOBIĆ, Igor (org.). Histories of Digital Journalism: The Interplay of Technology, Society and Culture. Routledge research in journalism. Londres: Routledge, Taylor & Francis Group, 2024. p. 194–208.

BARBOSA, Suzana; FIRMINO DA SILVA, Fernando; LIMA, Luciellen Souza. The Internet of Things and Its Impact on the Platformization of Journalism. In: SIXTO-GARCÍA, José; QUIAN, Alberto; RODRÍGUEZ-VÁZQUEZ, Ana-Isabel; SILVA-RODRÍGUEZ, Alba; SOENGAS-PÉREZ, Xosé (org.). Journalism, Digital Media and the Fourth Industrial Revolution. Cham: Springer Nature Switzerland, 2024. p. 111–123. DOI: 10.1007/978-3-031-63153-5_9.

BELL, Emily. Facebook is eating the world. Columbia Journalism Review, 2016. Disponível em: https://www.cjr.org/analysis/facebook_and_media.php. Acesso em: 01 mai. 2025.

BELL, Emily. Facebook and the press: The transfer of power. Columbia Journalism Review, 2017. Disponível em: https://www.cjr.org/tow_center/facebook-and-the-press-the-transfer-of-power.php. Acesso em: 10 mar. 2025.

BIRCH, Kean; BRONSON, Kelly. Big Tech. Science as Culture, v. 31, n. 1, p. 1–14, 2022. DOI: 10.1080/09505431.2022.2036118. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09505431.2022.2036118. Acesso em: 01 mai. 2025.

CANAVILHAS, João; GARCIA-OROSA, Berta. Centralized Networks for Journalism in the Fourth Industrial Revolution: The Platform’s Role. In: SIXTO-GARCÍA, José; QUIAN, Alberto; RODRÍGUEZ-VÁZQUEZ, Ana-Isabel; SILVA-RODRÍGUEZ, Alba; SOENGAS-PÉREZ, Xosé (org.). Journalism, Digital Media and the Fourth Industrial Revolution. Cham: Springer Nature Switzerland, 2024. p. 27–40. DOI: 10.1007/978-3-031-63153-5_3.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CRILLEY, Rhys; GILLESPIE, Marie. What to do about social media? Politics, populism and journalism. Journalism, v. 20, n. 1, p. 173–176, 2019. DOI: 10.1177/1464884918807344. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1464884918807344. Acesso em 01 mai. 2025.

D’ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: Edufba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32043. Acesso em: 01 mai. 2025.

DIAKOPOULOS, Nicholas. Algorithmic Accountability: On the Investigation of Black Boxes. Nova York: Columbia Journalism Review, 2014. Disponível em: https://www.cjr.org/tow_center_reports/algorithmic_accountability_on_the_investigation_of_black_boxes.php/. Acesso em: 27 fev. 2025.

FERREIRA, Norma. As pesquisas denominadas de “estado da arte”. Educação & sociedade, v. 23, p. 257–272, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em 01 mai. 2025.

FISHER, Max. A máquina do caos: Como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo. São Paulo: Todavia, 2023.

FUENTES NAVARRO, Raúl. Pesquisa e metapesquisa sobre comunicação na América Latina. MATRIZes, v. 13, n. 1, p. 27–48, 2019. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v13i1p27-48. Disponível em: https://revistas.usp.br/matrizes/article/view/156865. Acesso em 01 mai. 2025.

HABERMAS, Jürgen. Uma nova mudança estrutural da esfera pública e a política deliberativa. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2023.

HELBERGER, Natali. The Political Power of Platforms: How Current Attempts to Regulate Misinformation Amplify Opinion Power. Digital Journalism, v. 8, n. 6, p. 842–854, 2020. DOI: 10.1080/21670811.2020.1773888. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21670811.2020.1773888. Acesso em 01 mai. 2025.

JURNO, Amanda; D’ANDRÉA, Carlos. Entre parcerias, infraestruturas e produtos: Facebook Journalism Project e a plataformização do jornalismo. Brazilian Journalism Research - BJR, v. 16, n. 3, p. 502–525, 2020. DOI: 10.25200/BJR.v16n3.2021.1306. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1306. Acesso em 01 mai. 2025.

LEWIS, Seth; MOLYNEUX, Logan. Social Media and Journalism: 10 Years Later, Untangling Key Assumptions. In: 52ND HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES 2019, Wailea. DOI:10.24251/HICSS.2019.311. Anais [...]. Wailea p. 2580–2589. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332086752_Social_Media_and_Journalism_10_Years_Later_Untangling_Key_Assumptions. Acesso em 01 mai. 2025.F

MACHADO, Elias; ROHDEN, Julia. Metodologias de Pesquisa Aplicadas ao Jornalismo: Um Estudo dos Trabalhos Apresentados ba SBPJor (2003-2007). Brazilian Journalism Research, v. 12, n. 1, p. 228–245, 2016. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/828. Acesso em 01 mai. 2025.

MELO, Seane. O oculto revelado: as matrizes discursivas do jornalismo investigativo no Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói (RJ), 2022. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/26273. Acesso em: 27 fev. 2025.

MOROZOV, Evgeny; MARCONDES, Claudio. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: UBU EDITORA, 2018.

MOTA, Alexandro; BARBOSA, Suzana. Philip Napoli: é difícil imaginar uma instituição que precise mais de escrutínio constante do que as plataformas digitais. Contemporanea, v. 21, n. 3, p. 107–119, 2023. DOI: 10.9771/contemporanea.v21i3.57551. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/57551 Acesso em: 01. mai. 2025.

MUNORIYARWA, Allen; DE-LIMA-SANTOS, Mathias-Felipe; MESQUITA, Lucia; ELEGA, Adeola Abdulateef. The philanthrocapitalism of Google News Initiative in Africa, Latin America, and the Middle East – Empirical reflections. International Journal of Cultural Studies, v. 28, n. 1, p. 56–79, 2025. DOI: 10.1177/13678779241265734. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/13678779241265734. Acesso em 01 mai. 2025.

NAPOLI, Philip; CAPLAN, Robyn. Por que empresas de mídia insistem que não são empresas de mídia, por que estão erradas e por que isso importa. Parágrafo, v. 6, n. 1, p. 143–163, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/724. Acesso em 01 mai. 2025.

NAPOLI, Philip M. The platform beat: Algorithmic watchdogs in the disinformation age. European Journal of Communication, v. 36, n. 4, p. 376–390, 2021. DOI: 10.1177/02673231211028359. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/02673231211028359. Acesso em 01 mai. 2025.

NIELSEN, Rasmus Kleis; CHERUBINI, Federica. Born in the fire: What we can learn from how digital publishers in the Global South approach platforms: Reuters Institute for the Study of Journalism, 2022. DOI: 10.60625/RISJ-JXWZ-2347. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/born-fire-what-we-can-learn-how-digital-publishers-global-south-approach-platforms. Acesso em: 10 mar. 2025.

NIELSEN, Rasmus Kleis; GANTER, Sarah Anne. The Power of Platforms: Shaping Media and Society. Oxford, New York: Oxford University Press, 2022.

OLIVEIRA, Amanda Nogueira De; ARAUJO, Nayra Veras De. Gênero e Tecnologias Infocomunicacionais em contexto de Plataformização. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 2, p. 165–178, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n2p165-178. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8760. Acesso em 01 mai. 2025.

PAPAEVANGELOU, Charis. Funding Intermediaries: Google and Facebook’s Strategy to Capture Journalism. Digital Journalism, v. 12, n. 2, p. 234–255, 2024. DOI: 10.1080/21670811.2022.2155206. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21670811.2022.2155206. Acesso em 01 mai. 2025.

POELL, Thomas; NIEBORG, David B.; DUFFY, Brooke Erin. Platforms and Cultural Production. Medford: Polity Press, 2022.

POELL, Thomas; NIEBORG, David B.; DUFFY, Brooke Erin. Spaces of Negotiation: Analyzing Platform Power in the News Industry. Digital Journalism, v. 11, n. 8, p. 1391–1409, 2023. DOI: 10.1080/21670811.2022.2103011. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21670811.2022.2103011. Acesso em 01 mai. 2025.

POELL, Thomas; NIEBORG, David; DIJCK, José Van. Plataformização. Fronteiras - estudos midiáticos, v. 22, n. 1, p. 2–10, 2020. DOI: 10.4013/fem.2020.221.01. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2020.221.01. Acesso em 01 mai. 2025.

RASHIDIAN, Nushin; CIVERIS, George; BROWN, Pete; BELL, Emily; HARTSTONE, Abigail. Platforms and Publishers: The End of an Era. Nova York: Tow Center for Journalism | Universidade Columbia, 2019. Disponível em: https://www.cjr.org/tow_center_reports/platforms-and-publishers-end-of-an-era.php. Acesso em: 01 mai. 2025.

SILVA, Ana Flávia. A redação virtual e as rotinas produtivas nos novos arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia. 2019. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. DOI: 10.11606/D.27.2019.tde-16022021-201705. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-16022021-201705/pt-br.php. Acesso em 01 mai. 2025.

SIMON, Felix M. Uneasy Bedfellows: AI in the News, Platform Companies and the Issue of Journalistic Autonomy. Digital Journalism, v. 10, n. 10, p. 1832–1854, 2022. DOI: 10.1080/21670811.2022.2063150. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21670811.2022.2063150. Acesso em 01 mai. 2025.

SOUSA, Verônica Maria; ROCHA, Heitor. Para além de investigações: Jornalismo Investigativo como propulsor de mudança nos fluxos de comunicação na esfera pública habermasiana. In: 45o CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO 2022, Joao Pessoa. Anais [...]. Joao Pessoa: Intercom, 2022. p. 1–15. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/364653301_Para_alem_de_investigacoes_Jornalismo_Investigativo_como_propulsor_de_mudanca_nos_fluxos_de_comunicacao_na_esfera_publica_habermasiana. Acesso em: 9 abr. 2023.

STEENSEN, Steen; WESTLUND, Oscar. What is Digital Journalism Studies? Londres: Routledge, 2021.

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; WAAL, Martijn De. The Platform Society: Public Values in a Connective World. New York: Oxford University Press, 2018.

ZUBOFF, Shoshana; SCHLESINGER, George. A Era do Capitalismo de Vigilância. 1a edição ed. Rio de Janeiro, RJ: Intrínseca, 2021.

##submission.downloads##

Publicado

2025-06-11

Como Citar

Barbosa, S., & Mota, A. (2025). Proposta de uma Agenda de Pesquisa para a cobertura das Big Tech a partir das bases do Jornalismo Investigativo. Mídia E Cotidiano, 19(2), 187-210. https://doi.org/10.22409/rmc.v19i2.66920