Casamentos-relâmpago, busca de saúde e os abismos do fluxo
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v1i1.9675Resumo
O presente artigo busca investigar, a partir do boom dos casamentos-relâmpago de celebridades, os novos tipos de uniões amorosas contemporâneas, marcadamente de curta duração, cujos prazos parecem expirar com base em uma preocupação com a “saúde do relacionamento” e cotações em um mercado das relações. A partir da imersão em um fluxo amoroso, de trocas constantes de parceiros, pretende-se pensar os abismos de sentido nos quais os indivíduos contemporâneos são lançados, assim como a constituição de “redes amorosas”, em que se está ligado a muitos simultaneamente, mesmo que em estado de latência.
Downloads
Referências
BEZERRA, Benilton. “O ocaso da interioridade e suas repercussões sobre a clínica”. In: PLASTINO (org.). Transgressões. Rio de Janeiro: Ed. Contracapa, 2002; p. 229-239.
DELEUZE, Gilles. “Post-Scriptum sobre as sociedades de controle”. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
EHRENBERG, Alain. O culto da performance: Da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida – SP: Ideias & Letras, 2010: p. 131-183.
FOUCAULT, Michel. “Poder-Corpo”, In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1979; p.145-152.
FRANÇA, Vera. “‘A felicidade ao seu alcance’: que felicidade, e ao alcance de quem, afinal?”. In: FREIRE FILHO, João (Org.). Ser Feliz Hoje: Reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 213-226.
ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
ROLNIK, Suely. “Toxicômanos de identidade: Subjetividade em tempo de globalização”. In: LINS, Daniel (org.). Cultura e Subjetividade. Campinas: Papirus, 1997. p. 19-24.
SIBILIA, Paula. “Eu personagem e o pânico da solidão”. O show do eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008; p. 233-266.
SIBILIA, Paula. “A moral da pele lisa e a censura midiática da velhice: O corpo velho como uma imagem com falhas”. In: GOLDENBERG, Mirian. Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasieira, 2011; p. 83-108.
TAYLOR, Charles. Parte I, Capítulo 13: “A era da autenticidade”. Uma era secular. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2008.
Revistas
MAZZUCCO, Samia. Istoé gente. São Paulo: Ed. Três, n. 637, 28 nov 2011.
BARCELLOS, Luciana. Quem acontece. São Paulo: Ed. Globo, n. 573, 02 set 2001.
Sites
Casamentos relâmpago, Famosidades. Disponível em: <http://entretenimento.br.msn.com/famosos/casamentos-rel%c3%a2mpago?page=0> Acesso em: nov 2011
Retrospectiva 2001: as separações do ano entre casais famosos, Gente Babado. Disponível em: <http://gente.ig.com.br/retrospectiva-2011-as-separacoes-do-ano-entre-casais-famosos/n1597413293453.html> Acesso em: dez 2011
Sinead O’Connor termina casamento depois de dezesseis dias, Gente Babado. Disponível em: <http://gente.ig.com.br/sinead-oconnor-termina-casamento-depois-de-dezesseis-dias/n1597439230996.html> Acesso em: dez 2011
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).